Aos 18 anos, jovem que venceu o VOX em 2019 já lançou dois EPs e segue na música
Em 2019, aos 11 anos, Natalia Zambelli participou da segunda edição do VOX, em sua primeira experiência em um concurso musical. Na época, morava em Caxias do Sul e ficou sabendo do festival por meio do professor de piano, Paulo César Johann que sabia que ela também cantava “Eu achei muito legal e decidi participar”, recorda.
Embora nunca tivesse participado de uma competição musical, Natalia já tinha uma relação antiga com os palcos. Ela começou a cantar aos cinco anos, quando entrou para o coral da escola, e depois passou a estudar canto e a se apresentar como solista. Na infância, também cantava em igrejas, formaturas e outros eventos, principalmente músicas ligadas ao repertório clássico e lírico.
Nascida na Itália e morando no Brasil desde os dois anos, Natalia teve na música uma forma de manter a ligação com a cultura e a língua italiana. A família apresentava músicas em italiano, e ela entrou para o coral da escola aos cinco anos. “Desde o meu primeiro momento cantando no coral, eu sabia que eu não ia conseguir parar nunca. E, realmente, a partir dali, a música virou a minha grande paixão”, afirma.
Entre as lembranças que guarda do VOX estão as atividades realizadas com os participantes, como a visita à Rádio Rainha. “A gente foi em uma sala de gravação e tinha o microfone ali na frente. E eu acho que essa foi uma daquelas experiências que te dá um friozinho na barriga. Mas eu sempre fui uma pessoa que gostei muito de palco, de microfone, de estar nesses ambientes”, recorda.
A hora do resultado

Na final, Natalia disputou a premiação com uma interpretação de “Perfect Symphony”, de Ed Sheeran e Andrea Bocelli.
Na premiação, ela acompanhou o anúncio do terceiro e do segundo lugar enquanto torcia para que seu nome fosse chamado. Ao mesmo tempo, já considerava a possibilidade de não ficar entre os três primeiros colocados. “Eu vim aqui, eu dei o meu melhor. Eu fiz uma apresentação que eu me orgulhava e isso trouxe algum resultado. Que já teria sido uma experiência muito legal até aquele momento, independente. Mas aí foi uma coisa muito diferente”, comenta.
Ela conta que criou vínculos com participantes e profissionais envolvidos no festival, alguns mantidos até hoje. “Eu acho que o VOX foi muito importante para criar relações com pessoas muito legais, artistas profissionais que eu admiro. Foi uma experiência que me incentivou a participar de outros festivais e a me apresentar”, afirma.
Depois do VOX
Naquele mesmo ano, depois do festival, ela começou a compor e, aos poucos, passou a explorar outros estilos além das músicas líricas. “Foi a partir dali, que eu tive aos poucos essa abertura também para estilos diferentes”, explica.
A composição passou a ocupar um espaço importante na trajetória. Natalia tem músicas lançadas no streaming e, no ano passado, lançou seu segundo EP, Took a Train Back to Boston.
O trabalho foi desenvolvido depois de um período de estudos de música na Berklee College of Music, em Boston, nos Estados Unidos, e tem músicas escritas durante esse período. “Esse eu diria que é o projeto que eu mais me orgulho atualmente. É o mais também conectado com o meu estilo atual e está em todas as plataformas digitais”, conta.
Aos 18 anos, a jovem mora em Florianópolis e cursa Direito. A graduação divide espaço com a continuidade dos projetos musicais. Ela segue cantando, tocando piano e violão, escrevendo músicas e se apresentando em eventos. “Também tenho vontade de cursar música ao fim dessa minha graduação”, projeta.
Neste ano, ela ainda não lançou novas músicas, mas afirma que continua trabalhando em projetos. “Eu tô tentando aprender produção musical agora. É algo que eu tô me dedicando bastante”, conta
As apresentações também continuam. Recentemente, Natalia participou de um tributo ao Tom John em um teatro de Florianópolis, experiência que descreve como uma oportunidade profissional. “Quanto mais eu posso estar no palco, eu, com certeza, vou estar. Então, é uma coisa que tá sempre comigo. Sempre vou ter algum projeto em andamento”, afirma.
E, mesmo anos depois da participação no VOX, a lembrança daquela primeira competição permanece entre as experiências que marcaram sua relação com a música. “Foi algo que eu realmente saí de lá muito feliz. E eu acredito que, ainda mais quando você é tão jovem, perseguindo uma paixão. É algo que marca muito”, conclui.
Inscrições seguem abertas
As inscrições para o IIIº VOX Festival Estadual de Música Infantojuvenil permanecem abertas até 10 de outubro, pelo e-mail vox.radiorainha@gmail.com. Podem participar candidatos de 8 a 17 anos, de todo o Rio Grande do Sul. A inscrição é gratuita e o regulamento e a ficha estão disponíveis neste link: https://jornalsemanario.com.br/regulamento-iii-vox-festival-estadual-de-musica-infantojuvenil-2026/)
O festival é promovido pela Rádio Rainha FM 90.9, com recursos do Pró-Cultura – Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Rio Grande do Sul. A edição de 2026 tem patrocínio de Mérica Logística, Multimóveis, Cooperativa Vinícola Aurora, Anderle Transportes, LNF Latino Americana, FVA Indústria de Válvulas Automotivas, Piva Móveis, Limpacto Produtos de Limpeza e Vinícola Valmarino.
Foto principal: Arquivo pessoal




