Londres possui diversos pontos turísticos canônicos, como a London Eye, o relógio Big Ben, as cabines telefônicas e a ponte sobre o Rio Tâmisa. Porém, são apenas algumas das atrações desta cidade histórica, pois há palácios, museus e até mesmo pubs interessantes. Confira alguns locais para conhecer na sede da Monarquia Britânica:

1. London Eye

A roda-gigante mais icônica de Londres permite uma vista perfeita de toda a cidade. O passeio dura 30min para uma volta na cabine, que gira lentamente. A dica é escolher bem o dia do passeio, já que em dias nublados e chuvosos a vista lá do alto perde um pouco o encanto. É possível comprar uma experiência mais romântica que inclui champanhe, chocolate e cápsula privativa.

2. Big Ben e o Palácio de Westminster

A torre do Big Ben ou Elizabeth Tower possui 96m de altura, considerado símbolo da capital da Inglaterra devido ao segundo maior relógio do mundo e do sino de 14 toneladas. O Big Ben passou por reformas recentemente, cerca de cinco anos até o término das obras e agora somente moradores da Grã-Bretanha podem subir ao topo.

Já o Palácio de Westminster é a sede do parlamento britânico e já foi moradia da família real na idade média. Hoje, é reconhecido patrimônio mundial pela Unesco e é possível fazer visitas guiadas no interior. Você passa pelas salas Westminster Hall, St Stephen’s Hall, House of Commons e House of Lords. O palácio está do ladinho do Big Ben, então vale a pena emendar o passeio.

3. Abadia de Westminster

Esse suntuoso monumento fica perto do Big Ben, considerado cenário para coroação de reis e rainhas da monarquia britânica, inclusive da Rainha Elizabeth. Além disso, foi onde aconteceu o casamento do Príncipe William e Kate Middleton. O estilo gótico no interior é algo que encanta e as filas começam cedo, pois é um dos edifícios mais visitados de Londres.

4. Palácio de Buckingham e troca da guarda

Se trata da residência oficial da família real desde 1837, onde a Rainha Elizabeth morava até falecer. A fachada e os jardins ao redor rendem ótimas fotos. Visite algumas peças no interior, como os Apartamentos de Estado, a Galeria da Rainha ou o Estábulo Real, mas saiba que a entrada só é permitida em algumas épocas do ano. É no palácio que acontece a cerimônia da troca da guarda real acompanhada de uma banda militar. O ato acontece diariamente às 11h e chegue cedo para pegar um lugar.

5. Notting Hill

Essa rua com casinhas coloridas se tornou uma atração de Londres após o filme ‘Um Lugar Chamado Notting Hill’, com Julia Roberts. Aliás, a livraria que aparece no longa existe e fica na Blenheim Cresent, nº13. Porém, o bairro é muito mais que um cenário, é ali que está a Portobello Road Market, uma feirinha com artesanatos e comidas que acontece aos sábados.

6. Estúdios do Harry Potter ou Warner Bros. Studio Tour London

Os filmes do Harry Potter foram gravados nos estúdios da Warner Bros em Leavesden, a 30 km do centro de Londres. Com o fim das filmagens, o local foi aberto ao público para um tour por cenários icônicos. É possível acessar o ‘quarto’ de Harry Potter, o Salão Principal, o Beco Diagonal, a plataforma 9 ¾ com o trem de Hogwarts e a maquete gigante do castelo.

8. Tower Bridge

A Ponte de Londres conecta as duas margens do rio Tâmisa. Foi inaugurada em 1894 para passagem de navios, visto que se trata de uma região portuária. Para saber os horários de quando as passarelas se levantam. Por fim, é possível fazer um tour para saber a história do local. O passeio começa na base da torre, subindo um elevador, seguido de um filme, passarela e uma réplica do maquinário que faz a ponte se levantar.

9. Museu de Cera

A famosa rede de museus de cera, Madame Tussauds, possui uma unidade em Londres, sendo a primeira em todo o mundo. As exposições dividem-se em área vip com celebridades do cinema, a zona de esportes e de líderes mundiais, a área de pintores e artistas famosos e um espaço dedicado à realeza britânica.

10. Museu Britânico e Museu de História Natural

O Museu Britânico fundado em 1753 e é considerado um dos museus mais antigos do mundo. Hoje, conta com sete milhões de objetos, o Átrio no centro é um dos destaques. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é das 10h às 17h30. Já o Museu de História Natural é uma das atividades para crianças. Se prepare para enconrar esqueletos, fósseis e plantas. Há a área dos dinossauros, dos mamíferos e uma zona interativa para ensinar sobre vulcões e terremotos. A entrada também é gratuita e funciona das 10h às 17h30.

Fonte e fotos: Viajali