A comunidade de Bento Gonçalves já pode ir se familiarizando e preparando a torcida pelas candidatas à corte da 16ª edição da Festa Nacional do Vinho (Fenavinho). A organização do concurso que elegerá a Imperatriz do Vinho e as Damas de Honra anunciou a relação oficial das moças que concorrem à coroa, bem como um breve perfil das concorrentes – veja abaixo – que disputarão o reinado da festa no dia 6 de abril.

No total, são 21 mulheres, com idades entre 18 e 28 anos, representando entidades, associações, bairros, distritos do interior e empresas de Bento Gonçalves. Inicialmente, estava prevista a participação de 26 candidatas, mas cinco delas não tiveram suas candidaturas confirmadas. Todas elas entrarão, agora, em um período preparatório, que ajudará a deixa-las aptas a desempenhar as funções inerentes ao cargo de soberana. “Teremos uma corte que representará a Fenavinho à altura da relevância e grandiosidade dessa festa”, avalia Diego Bertolini, coordenador do comitê que cuida dos preparativos para a 16ª edição – que ocorre de 13 a 23 de junho, de forma concomitante a ExpoBento, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

À corte eleita caberá a missão de representar e divulgar a Fenavinho em agendas pré, durante e pós evento. Para cumprir bem esse papel, as candidatas receberão lições sobre a história da Festa e sobre a relação de Bento Gonçalves com a vitivinicultura. Esses quesitos serão avaliativos para ajudarem os jurados na importante etapa de entrevista do concurso. Nessas conversas, as candidatas terão de demonstrar, além do conhecimento sobre a cultura da vinha na cidade, desenvoltura na apresentação e na comunicação pessoal. Para serem eleitas, ainda precisarão passar pelo grande momento do concurso, o desfile, no qual serão avaliadas por quesitos como beleza e simpatia. O local da escolha ainda está sendo definido pela organização do concurso em virtude do grande número de candidatas e será anunciado em breve.