Filho de Valentin Tramontina e de Elisa de Cecco Tramontina, nasceu há 92 anos, em Carlos Barbosa, berço e até hoje sede das empresas Tramontina. É pai de Clovis, Rejane, Carlos, Raquel e Renato.

Desde muito jovem, trabalhou em vários setores da empresa, inicialmente ajudando a sua mãe Elisa até chegar à presidência. Em 1949, a fábrica, com 16 empregados, passou a ser administrada por Ivo Tramontina e Ruy J. Scomazzon, que ingressaram na empresa, ambos, respectivamente, com 23 e 21 anos de idade. Com determinação, iniciaram um processo de crescimento e de melhorias que não parou até hoje.

O tempo foi passando e somaram-se a Ivo e Ruy outros colaboradores. Todos tinham a mesma idéia de que era possível ter no Brasil fábricas de utilidades domésticas e de ferramentas com a mesma eficiência das existentes nos países mais desenvolvidos tecnologicamente.

Hoje, a Tramontina com 106 anos é um dos mais expressivos parques industriais brasileiros, com 10 unidades fabris descentralizadas, sendo oito no Estado do Rio Grande do Sul, uma em Belém no Pará, e outra em Recife – Pernambuco. A empresa produz mais de 18 mil itens destinados aos mais diferentes segmentos, na maioria dos quais é líder de mercado. No Brasil, a empresa conta com seis Centros de Distribuição e quatro Escritórios Regionais de Vendas, estrategicamente situados de modo a assegurar o máximo de agilidade na entrega dos produtos, para que estejam sempre ao alcance dos consumidores. Tem presença forte também no mercado internacional, exportando para mais de 120 países. No exterior, são 16 países com unidades próprias – Estados Unidos, México, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Alemanha, Reino Unido, Letônia, Nigéria, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, China, Singapura e Austrália.

Completamente integrada às comunidades onde atua, a Tramontina tem realizado, em parceria com os poderes públicos, projetos sociais e culturais de grande importância. A produção responsável é uma marca das empresas Tramontina, que pratica ações de preservação ambiental através de modernos sistemas de tratamento de água e reuso da mesma, programas de reciclagem e florestas de produção. No que se refere ao seu quadro funcional, possui um turn over abaixo dos menores índices, fato que credita aos investimentos constantes no treinamento profissional de seus 6.000 colaboradores e à valorização da “prata da casa”. Compromissos com a qualidade, responsabilidade sócio-ambiental e investimentos em marketing para manter a sua marca forte, valorizada e desejada pelos consumidores caminham juntos na Tramontina.

Ivo Tramontina atuava como Diretor Conselheiro das empresas Tramontina e continuava com os olhos voltados para às fábricas, sua grande paixão.

As missas de sétimo dia ocorrerão nos dias 30 de dezembro, às 18h, e 31 de dezembro, às 9h, na Igreja Nossa Senhora Mãe de Deus.