O 13º Congresso Gaúcho de Psiquiatria, que ocorre entre os dias 16 e 20 de agosto, vai aportar pela primeira em Bento Gonçalves. Com um formato mais interativo e sustentável, o mais importante evento científico da área na Região Sul do país incluirá de forma inédita em sua programação atividades gratuitas voltadas à população, profissionais da saúde e comunidade acadêmica.

As ações serão concentradas no dia 16, uma quarta-feira, antecedendo o Congresso. Das 18h às 19h30min, ocorre a capacitação “A Psiquiatria e a Escola: Aproximações – Uma Parceria Necessária”, voltada a professores da rede pública e particular de ensino, totalizando 450 vagas. O curso, que até então só havia sido ministrado na Capital, está em sua 30ª edição, somando mais de 4 mil participantes, e ganha uma versão reduzida pensada especialmente para a rede municipal de Bento e região.

Das 19h30min às 21h estão programadas duas atividades concomitantes em diferentes locais. A palestra “Psiquiatria Cosmética e Doping Cognitivo” será ministrada para acadêmicos da área da saúde no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Os temas “Cuidados Paliativos e Terminalidade – Perspectivas do Psiquiatra” e “Direito da Saúde Aplicado no Contexto dos Cuidados Paliativos” serão abordados em encontro promovido no auditório do Hospital Tacchini, tendo como público médicos e profissionais da saúde.

Durante todo o sábado estão previstas diversas atividades voltadas à comunidade, todas gratuitas, incluindo orientações sobre depressão, suicídio, álcool e drogas.

O Congresso é uma realização da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (APRS) com o apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves e Fundação Casa das Artes. O restante da programação depende de inscrição prévia e ocorre no Centro de Eventos do Dall’Onder Grande Hotel.

APRS na Comunidade | Congresso Gaúcho de Psiquiatria

Data: 16/08/2017 – Quarta-feira

Curso “A Psiquiatria e a Escola: Aproximações – Uma Parceria Necessária”

Público alvo: professores da rede pública e particular de ensino

Palestras: “Estresse, síndrome de Burnout e depressão nos professores” e “Dificuldade de inclusão de alunos com transtornos psiquiátricos nas escolas regulares”

Horário: 18h às 19h30min

Local: Fundação Casa das Artes

Inscrições: Secretaria Municipal de Educação – Fone (54) 3055-7189 e e-mail [email protected]

Palestra “Psiquiatria Cosmética e Doping Cognitivo”

Público alvo: acadêmicos da área da saúde

Palestrante: Dr. Marcelo Moares Victor

Horário: 19h30min às 21h

Local: Auditório do Bloco B da UCS-CARVI

Inscrições: https://goo.gl/woqFYW

Palestras “Cuidados Paliativos e Terminalidade – Perspectivas do Psiquiatra” e “Direito da Saúde Aplicado no Contexto dos Cuidados Paliativos”

Público alvo: médicos e demais profissionais da saúde

Palestrantes: Dr. Alexandre Annes Henriques e advogada Ana Paula Machado

Horário: 19h às 21h

Local: Auditório do Hospital Tacchini

Inscrições: https://goo.gl/4LqZGA

 

DATA: 19/08/2017 – Sábado

MANHÃ

Horário: 10h às 12h

Local: Largo da Prefeitura

Atividade: Esclarecimento sobre depressão e suicídio

Atividade: Orientação e distribuição de material com listagem de instituições em Bento Gonçalves onde a população pode buscar apoio e tratamento.

Organização: Comitê de Prevenção do Suicídio da APRS

Atividade: Distribuição de folderes falando sobre álcool e drogas

Organização: Instituto de Prevenção e Pesquisa em Álcool e Drogas e Outras Dependências (IPPAD) | Dra. Gilda Pulcherio e Dra. Carmem Vernet

Atividade: Distribuição de manual com 13 Orientações da APRS sobre o suicídio na adolescência e show com Thiago Mayer

Organização: Comitê de Prevenção do Suicídio da APRS

TARDE

Horário: 14h às 16h

Local: Igreja de São Bento (Igreja da Pipa)

Ação: Distribuição de material do Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas (GEAT)

Sobre o GEAT: A iniciativa surgiu em 2006 e tem como objetivo ajudar pais, professores e profissionais da saúde a estarem mais preparados para lidar com o desafio de criar e preparar seus filhos para um futuro imprevisível e cada vez mais tecnológico. Reúne profissionais das áreas da psiquiatria, psicologia, nutrição, tecnologia da informação, comunicação, antropologia e educação.

Atividade: Distribuição de manual com 13 Orientações da APRS sobre o suicídio na adolescência e show com Thiago Mayer

Organização: Comitê de Prevenção do Suicídio da APRS