MEU OLHAR GLOBALIZADO

A AMAZÔNIA

Discute-se o meio ambiente em DAVOS, na Suíça, com a Ministra Marina Silva “deitando” falação sobre o meio ambiente, o mundo aplaude, mas “difícil é fazer”, desmatamento na Amazônia vai continuar, os conceitos absolutos de MARINA logo ali adiante vão conflitar com os conceitos relativos de LULA. O mundo inteiro não sabe o que fazer com os migrantes, especialmente os Sírios, ninguém quer mais migrantes, segundo os franceses eles “roubam empregos e geram inflação pois consomem sem produzir riqueza pelo desemprego”.

AMÉRICA DO SUL

Manaus é um “mar de prosperidade”, no entanto LULA vai abrir as portas para MADURO da Venezuela. Abrir as portas vai significar fechar as portas pois o Brasil não quer os migrantes venezuelanos que estão passando fome e sendo perseguidos, Maduro os quer em seu país, sob seu regime totalitário e de esquerda. Na fronteira, no lado brasileiro, há um acampamento com cerca de 30.000 venezuelanos esperando que se defina seu destino final como exilados. Cerca de 262 mil venezuelanos vivem no Brasil.
Os Brasileiros querem um BRASIL melhor, danem-se ao Venezuelanos, danem-se os Bolivianos que vendem seu gás a preço exorbitante para o Brasil, tem gás vindo da Bolívia para Bento inclusive. Os Paraguaios nos exploram no valor da energia, metade do que ITAIPU produz é deles, eles vendem sua parte de energia para o Brasil que precisa dela. Como se isso não bastasse traficantes brasileiros operam no Paraguai ou fogem para o Paraguai. A Argentina, pobre Argentina, desemprego, fome, miséria, caos político, roubalheira. Vendia trigo e milho para o Brasil, quase a metade de nossa necessidade, reduziu a cota em 60%. Argentina e França, são países ricos em economia, turismo, cultura, no entanto suas capitais, BUENOS AIRES e PARIS, provocam o caos social e político. BOLSONARO esfriou essas relações com postura do tipo “não dando bola a gente se incomoda menos”. LULA está tentando, ou vai tentar, aquecê-las por afinidade política e também porque quer “o Brasil líder da América do Sul”. Mas até agora só deu pitacos em torno do assunto, Brasil tem problemas de inicio do governo: o que fazer com os “presos” políticos chamados terroristas, que invadiram o Planalto; manter a economia aquecida; contornar as crises institucionais, imposto de renda para os assalariados, punição para os militares que fizeram vista grossa na invasão; aumento do salário mínimo que prometeu mas vai ser difícil sustentar seu ônus e, a mais recente, aumento de 15% para o magistério de todo país, à revelia de governadores e prefeitos, que já estão protestando pela forma impositiva sem respeito aos orçamentos estaduais e municipais. LULA teve, nesta quinta ou sexta, uma conversa “ao pé do ouvido” com o COMANDO MILITAR, para ajuste de condutas, depois dele ter dito que “aos militares não compete regular relações”. Tenho conversado com muitas pessoas, do povo e lideranças, aqui, ali, na praia, todas estão confusas e, presumo que quando o CONGRESSO voltar a trabalhar em março, vamos ter “incêndios” verbais e posturas agressivas de toda a forma. O Presidente quer o país pacificado mas, até o momento não conseguiu, a presença lá fora do ex Presidente Bolsonaro o incomoda muito, ele o quer aqui dentro da “Arena chamada Brasil”, para jogar o jogo político e, se possível, trancafiá-lo na cadeia, mas, o que é que exatamente ele fez, que tipo de delito cometeu para ir para a cadeia, isto não esta muito claro. A última contra o Bolsonaro é de que ele tinha um plano para dar um golpe e tomar o poder, bem eu também posso ter um plano desses, no entanto, tipificaria crime se eu o executasse, intenção não vale, talvez valha para o todo poderoso Ministro do STF, sei lá, tô trabalhando, não tenho tempo para pensar nessas coisas, no entanto sou só lamento, tô triste!

SÃO PAULO

LULA nem assumiu ainda, continua procurando a existência de “escutas” no Planalto, e, já se comenta, a nível nacional, sobre futuros candidatos a Presidente. Fala-se muito no TARCISIO, Governador de São Paulo, esta semana a MICHELE, do Bolsonaro, foi evidenciada como candidata. Aqui no estado, o Governador Leite preparou bem o “ninho político”, está formatando em SOUZA, que brilha como Vice-Governador, como seu sucessor e ele, LEITE, vai voar em direção a uma candidatura no PLANALTO. Essa movimentação toda, é também fruto de uma insatisfação inicial com LULA, o eleito Presidente, mas que precisa ser Governo. Daqui uns dias ele vai desembarcar no Estado, para anunciar a continuidade de algumas obras, depois de ter anunciado que tem aqui umas trezentas (exagero) obras federais paradas. De onde virá o dinheiro para sustentá-las se o orçamento para 2023 já está votado e aprovado?

A REGIÃO

Pinto Bandeira está de bem com a vida, trata agora de colher ideias para fazer um pórtico para a entrada da cidade, certamente não terá motivação de uva, mas sim de caqui, pêssegos, ameixas, o grosso da produção, objeto inclusive de exportação. Em Monte Belo, o Prefeito Dallé não é rico, mas está “rindo a toa”. Quanto mais Vale dos Vinhedos mais Monte Belo, sem fazer muita força. Esta semana os entraves burocráticos para a construção da ciclovia foram superados e lá vem o dinheiro para a construção, da Busa até o 8 da Graciema, pouco se sabe tecnicamente sobre o Projeto. O que eu sei de FARROUPILHA é que fica entre Bento e Caxias e que, ao passar por ela, vejo um crescimento vertiginoso. O Prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, até bem pouco tempo hiperativo com notória projeção regional, está um tanto retraído, mas soube que o projeto de Farroupilha é ultrapassar Bento na produção de uvas. Tá pertinho.

CARLOS BARBOSA está sempre em evidência graças a TRAMONTINA. Seu líder máximo, CLÓVIS, tem uma forma invejável de fazer a empresa e projetar sua liderança formato Brasil, através de palestras e presença em eventos. Esta semana, na abertura da temporada de ACBF (multicampeã em futebol de salão) da qual é Presidente honorário, ao se manifestar disse que “TITE (o ex técnico da seleção brasileira) é um vagabundo, deu folga para os jogadores, enquanto os da Argentina treinavam intensamente, eles, os argentinos, queriam ganhar, o Brasil não, TITE foi o culpado, eu estive lá e vi”, arrematou. SANTA TERESA, tem o estilo da Prefeita GISELE de ser, tudo é feito com encantamento, com o “dinheirinho” que tem ela vai formatando o Município para o turismo e qualidade de vida. GARIBALDI, do Prefeito Sérgio Chesini, um velho batalhador pelo Município, merecia ser Prefeito e cuidar, do seu jeito, sua bela cidade, com seus encantos de preservação histórica que se deve a Lurdes Fellini que foi Secretária de Turismo. Sua atração turística é marcante. Formatação de um modelo de incentivo ao turismo e fortalecimento das instituições parece ser a meta principal da gestão. E BENTO? Essa nossa linda cidade está adormecida, nas férias de verão desaparece todo mundo e, quem vem até ela, vem para o VALE, vinhos e gastronomia. Se chamará BENTO, no futuro, VALE DOS VINHEDOS? Acho que não, CAMINHOS DE PEDRA e o complexo EULÁLIA – PAULINA – FARIA LEMOS, rivalizam e buscam equilibrar as coisas, mas muitos loteamentos residenciais vão exigir um complexo de medidas estruturais para casamento entre a natureza, preservação ambiental e ocupação demográfica, imparável em Bento porque não temos áreas de expansão. Queria muito ver estudos técnicos sobre isso, como será exatamente o futuro de nossos encantos turísticos como um todo, sem sermos surpreendidos com “projeto pra Câmara e votação de urgência”. Devo saudar, “an passant”, o surgimento da CASA DI PASTO, empreendimento da SALTON no CAMINHOS DE PEDRA, já aberto ao público com interessante proposta para lazer e bem estar. Nos CAMINHOS, temos o Simpósio Internacional de Escultores, em sua quinta edição sob liderança de Tarcísio Michelon, um visionário. Estamos em plena FESTA DA VINDIMA, com festejos e atrações, nosso espírito por aqui está um tanto disperso, temos que realimentá-lo ou redimensioná-lo.


Neste dia 31 o CIC de Bento homenageia PASIN pela sua posse como DEPUTADO ESTADUAL, com direito a palestra por parte do parlamentar, da qual se espera consistência.

CURTA E PODEROSA

• No Distrito Federal oito pessoas de uma mesma família desapareceram. No local em que estavam um corpo apareceu decapitado, esquartejado e enterrado no quintal. Entre os desaparecidos estão um casal de gêmeos de 6 anos e uma outra criança. Num carro carbonizado, às margens da Rodovia, em Goiás, havia quatro corpos carbonizados. Os pais das crianças e o avô pagaram 100 mil reais a uma pessoa para matar os familiares e ficar com o dinheiro. A polícia ainda não desvendou todo o episódio. É bem possível que quem mandou matar tenha sido morto por quem foi contratado para matar.