Evento tem o objetivo de propor políticas públicas para a área

Neste sábado, 1º de junho, a partir das 8h30min, na Fundação Casa das Artes, ocorre a 1ª Conferência Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana. O evento tem o objetivo de implementar o Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana de Bento Gonçalves, além de estabelecer metas e prioridades para a área.

Na ocasião serão escolhidos quatro conselheiros titulares seus respectivos suplentes representantes da sociedade civil organizada, eleitos entre as entidades que tratam de direitos de Ylês instituídos, considerados ainda por casas de Matriz Africana,Terreiros de Umbanda, Tendas e demais conceituações reconhecidas. Os representantes e seus suplentes irão participar, junto com o Poder Público, nas atividades de planejamento, controle e gestão do Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana.

Conforme a Lei nº6433/2018, o órgão é autônomo de caráter permanente, deliberativo, consultivo, fiscalizador e de representação das Comunidades e terá como atribuições elaborar e aprovar o seu regimento interno, solicitar a elaboração de estudos, informações e posicionamentos sobre temas de relevante interesse público voltados aos Povos Tradicionais de Matriz Africana, entre outras.

Programação

Dia 01/06/2019 – Sábado

08h30 às 9h30 – Credenciamento;

9h30 – Abertura (Sala Pública de Cinema) – Com participação do secretário municipal da Cultura, Evandro Vinícius Manes Soares, fazendo breve explanação com relação a Lei 6433/2018;

10h00 – Reuniões de grupos para a indicação dos conselheiros;

10h30 – Eleição dos conselheiros na plenária.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Imagem: Divulgação/SECULT