A Polícia Civil divulgou nesta quinta-feira, 25, os números preliminares de candidatos inscritos nos concursos públicos de ingresso nas carreiras de Escrivão e de Inspetor de Polícia. O edital do concurso, publicado no Diário Oficial do RS no dia 18 de dezembro de 2017, visa o provimento de 600 vagas para Escrivão e de 600 vagas para Inspetor de Polícia.

Conforme relatório entregue pela Fundatec, empresa que irá realizar as etapas de prova de capacitação intelectual e a avaliação da aptidão psicológica, 44.238 candidatos realizaram a inscrição para os concursos, sendo 19. 368 inscritos para o cargo de Escrivão de Polícia (44%) e 24.870 inscritos para o cargo de Inspetor de Polícia (56%). O último concurso para Escrivão e Inspetor, com 700 vagas no total, realizado em 2013, teve 14.189 inscrições (5.868 para Escrivão e 8.321 para Inspetor).

Dentre o número total de inscritos para este concurso em andamento, 42% são mulheres e 58% são homens. O concurso recebeu inscrições de candidatos residentes em todos os Estados do Brasil.

Após a prova de capacitação intelectual e a avaliação da aptidão psicológica, as demais fases ficarão a cargo da Acadepol, através da Divisão de Recrutamento e Seleção (DRS/Acadepol). A aplicação da prova de capacitação intelectual será realizada no dia 25 de fevereiro de 2018.

O edital também prevê reserva de vagas para pessoas com deficiências e para pessoas negras ou pardas. A deficiência deve ser compatível com a atividade policial, o que será avaliado por uma Comissão Especial. Nesta seleção o exame toxicológico será exigido nos exames de saúde.

O edital pode ser acessado neste link.