Pelo menos três rodovias da região estão no cronograma de obras de duplicação na concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) ainda este ano. A previsão é de que os trabalhos iniciem no final do segundo semestre de 2024, mais precisamente, em novembro. A ERS-122, em Caxias do Sul e a RSC-453, entre as cidades de Farroupilha e Bento Gonçalves, terão seus primeiros trechos modificados. A previsão é de que as obras sejam finalizadas até o início de 2026.

A previsão, segundo a CSG, é de que até o ano que vem, cerca de R$ 220 milhões sejam investidos em diferentes trechos, englobando também outras rodovias, como é o caso da ERS-446, em Carlos Barbosa. Conforme o contrato de concessão entre a empresa e o governo do Estado, a concessionária detém o direito de implantar praças de pedágios em trechos por um período de 30 anos.

Até o ano passado, a CSG aplicou R$ 270 milhões em melhorias e operação de rodovias, focando em serviços de qualificação da pavimentação dos trechos. “Teremos boa parte deste segundo ano para finalizarmos todos os projetos executivos dessas obras fundamentais de duplicação e, no primeiro momento das obras, entre novembro deste ano e janeiro de 2025, iniciaremos as obras de viadutos e pontes que precisam ser construídos e são trechos mais demorados neste tipo de empreitada”, explica o diretor-presidente da concessionária, Ricardo Peres.

Conforme a concessionária, os primeiros movimentos para as duplicações dos trechos devem envolver, entre eles, a finalização dos projetos e desapropriações em áreas onde há necessidade de construção da pista. Para isso, estão previstos cerca de R$ 15 milhões.

Os estudos para concessão das rodovias da Serra começaram a ser realizados em janeiro de 2020 e os resultados foram apresentados em maio de 2021. Elaborada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o modelo dividiu as estradas que o Estado pretendia repassar à iniciativa privada em três blocos. A concessão onde as rodovias da Serra Gaúcha estão inseridas integra o bloco três.

Até o final do contrato, a CSG deverá construir 40 viadutos e duplicar 119 quilômetros de rodovias da Serra e Vale do Caí. São previstos nesse período R$ 3,4 bilhões de investimento nos 271,54 quilômetros que serão administrados pela concessionária.