Na tarde de domingo, as crianças ficaram entusiasmadas com o que poderia ter embaixo dos tapumes brancos. Todas circulavam o chafariz que seria reinaugurando em breve e algumas tentavam espiar por baixo do pano. A surpresa foi grande para os pequenos que não esperavam “vinho” jorrando da fonte. Quando La Fontana foi acionada, a comunidade aplaudiu, fotografou e teve gente que se emocionou. O Chafariz do Vinho, mesmo que por um tempo ausente, ainda resgata memórias nos bento-gonçalvenses.

A reconstrução da La Fontana ocorreu após as manifestações da população que pedia o seu retorno. A partir de agosto os tapumes foram colocados e a construção da taipa foi iniciada. Da antiga fonte, foram usados os arcos que ainda estavam em bom estado. A construção do chafariz não demandou recursos públicos já que ela foi realizada com o apoio de empresas e a mão de obra das Secretarias de Meio Ambiente, Turismo, Cultura, e Viação e Obras Públicas.

População aprovou

Kelly Zarichta é assistente administrativa e diz ter boas lembranças da antiga La Fontana. Ela levou sua irmã Stefany para conhecer a novidade e ambas estavam entusiasmadas com o retorno do ícone histórico. “É uma lembrança boa da infância. Aprovamos muito o retorno da fonte, agora a Stefany pode aproveitar também”, relata.

Noemi Fávero Benedetti trabalha na Maria Fumaça e diz que era constante o pedido dos turistas pelo chafariz do vinho. “Lembro de vir com meus filhos para brincar por aqui. Eu ficava triste em dizer aos turistas que não havia mais a fonte, mas agora posso indicar onde é e pedir o que eles acharam. Não há algo assim em outra cidade, é um símbolo para todos nós”, revela.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 14 de outubro.