Cerimônia foi realizada na segunda, 26, e presidida pelo bispo diocesano Dom Alessandro Ruffinoni

A comunidade do bairro Vila Nova II em Bento Gonçalves, passa a ter um novo local para a realização de suas missas e demais celebrações. Na noite de segunda-feira, 26, a comunidade participou da cerimônia de inauguração do novo templo dedicado à Nossa Senhora de Caravaggio. O local ficou lotado de fieis que acompanharam a missa presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni e co-celebrada pelos padres das paróquias Santo Antônio e Cristo Rei.

Conforme o pároco, padre Ricardo Fontana, a edificação do templo é uma conquista dos moradores do bairro e um sonho idealizado por muitas mãos. O local, segundo ele, foi pensado, em primeiro lugar, em um local de acolhida às famílias que chegaram no bairro há mais de 30 anos, além de fortalecer a união entre as famílias. “Estamos muito felizes pois após 30 anos de trabalho, de preparação, agora a comunidade tem o seu lugar para expressar a fé, para celebrar, para se educar na fé através da catequese e da convivência”, comemora.

O padre lembra ainda que com o tempo, a comunidade cresceu e junto dela vieram novos desafios, entre eles, o de disponibilizar aos moradores um local para a realização das programações, promoções e outras demandas da comunidade. “Percebemos a necessidade de ter um complexo que agregasse além da igreja, outros locais para que a comunidade pudesse aproveitar. Como o povo do bairro é muito unido, elaboramos uma obra que agregasse tudo isso”, explica.

Em entrevista ao Semanário, o pároco disse ainda que a edificação da nova igreja era um desejo do bispo Alessandro Ruffinoni, que desde criança, quando morava em Bérgamo, na Itália, próximo ao local da aparição da santa, prometeu que trabalharia para a construção de um templo dedicado Nossa Senhora. “Agora, como ele está se despedindo de sua caminhada como bispo da Diocese de Caxias do Sul e de suas atividades pastorais, o sonho do nosso bispo foi realizado. É um sentimento de missão cumprida”, revela.

Recursos para a construção

O novo local, além do templo, conta com salas para aulas de catequese, salão comunitário, capela mortuária. De acordo com a Paróquia Santo Antônio, a obra custou cerca de R$ 180 mil. Os recursos pra sua edificação são oriundos da rifa de Santo Antônio vendida na edição da festa de 2017, além das doações realizadas pela comunidade. “Com a participação de todos, o local passa a ser um santuário urbano em honra a Nossa Senhora de Caravaggio”, ressalta.

Fotos: Gabriel Comerlatto – Fotografias