Evento ocorre no sábado, 8 de setembro

Conscientizar, integrar e dar visibilidade aos deficientes auditivos. Essa é a missão da Associação dos Surdos de Bento Gonçalves (ASBG) que atua no município desde 2006. A instituição promove o 1º Encontro de Surdos de Bento Gonçalves no dia 8 de setembro, na Fundação Casa das Artes, a partir das 14h.

O evento traz palestras sobre direitos, inclusão e protagonismo, que contextualizam as dificuldades e as estratégias de acesso para a pessoa surda, bem como, dar visibilidade, garantindo uma cidadania plena e considerando o surdo como um sujeito integral.

A vice-presidente da ASBG, Daniela Flamia, destaca que esse primeiro evento vai apresentar a realidade de um surdo para um público laico no assunto. ”Temos boa expectativa de participação, não apenas de surdos, mas também de público ouvinte, especialmente para estes conhecerem um pouco mais sobre esta deficiência”, afirmou.

Durante o evento haverá food trucks, carrocinha de pipoca e algodão doce, brechó da ASBG e venda de camisetas do encontro.

O 1º Encontro de Surdos de Bento Gonçalves é uma realização da Associação dos Surdos de Bento Gonçalves e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e da Fundação Casa das Artes.

Programação:

14h – Hino Nacional em LIBRAS

14h – Abertura com a exposição dos objetivos do Encontro pelo Presidente da ASBG – Felipe Panizzi Possamai

Apresentação artística

15h30 – Palestras sobre os seguintes temas:

– Inclusão – Leonardo Flamia – Acadêmico de Educação Física na UCS e professor de libras para crianças surdas na Associação de Surdos de Bento Gonçalves (ASBG)

– Leis que amparam o Surdo – Alex do Nascimento – Voluntário na ASBG

– Importância da Psicopedagogia na Educação Surda – Flavia Zanini

– Escola e educação de surdos – Silvana Regina Vencato diretora do ensino médio da Escola Keller Helen de Caxias do sul

– Liderança e Protagonismo Surdos – Carilissa Dall’Alba de Caxias do Sul – Professora assistente de Libras do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

– Importância do intérprete na Língua de Sinais – Grasiele Pavan de Caxias do Sul – Licenciada em história Bacharel em Letras/Libras, Especialista em Educação Especial e Inclusiva e Mestranda em Letras

17h – Apresentação artística

 – Oficina de produção literária, com o autor Vinícius Nardi

 – Exposição das atividades dos Surdos através de vídeos

18h – Intervalo

20h – Show de mágicas, com Ellis Pereira e Ademar Urnau. Ingressos à venda por 20,00. O espetáculo terá intérprete de Libras.

*Durante todo o Evento, haverá a participação dos humoristas Douglas, Arthur e Maiquel, de Caxias do Sul

Serviço

O que: 1º Encontro de Surdos de Bento Gonçalves

Quando: 08 de setembro

Horário: 14h

Onde: Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto) e Rua Coberta (Rua Rolando Gude, bairro Planalto)

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Divulgação/Associação de Surdos de Bento Gonçalves