Quando se procura um salão de beleza, é comum levar em consideração alguns fatores como proximidade, qualidade dos serviços, preço e habilidade dos profissionais. Mas existe fatores importantes que muitas vezes ficam de fora.

Claro que existem casos em que as irregularidades ficam escancaradas, no entanto, algumas sutilezas podem passar despercebidas. E é justamente nessas ocasiões que pode acontecer uma alergia ou mesmo contato com algum instrumento que não foi higienizado corretamente. Para que sua experiência no salão de beleza não vire um momento desagradável, veja a seguir quais aspectos você precisa prestar atenção.

No cabeleireiro
Se você for fazer um procedimento químico no cabelo, pergunte quais os produtos que ele irá utilizar. Isso porque existem alguns itens que podem causar danos – muitas vezes irreversíveis – à estrutura do fio.

O mais indicado é que seja feito um teste de mecha, pois, dessa forma, é possível saber se existe risco de manifestação alérgica no cliente. O teste de mecha é simples: basta pegar um pedaço do cabelo, aplicar um pouco do produto e ver como ele se comporta nos próximos minutos. Além disso, é importante também pedir que mostre o rótulo dos produtos. Alguns são altamente prejudiciais à saúde. Um deles é o formol, que pode pode causar irritações na pele, olhos e nariz, queimaduras, alergias respiratórias e, quando inalado, pode até causar câncer.

Um dos procedimentos que mais causam preocupação com o uso do formol é o alisamento. De acordo com a Anvisa, o formol é proibido como alisante porque o uso dessa substância só é seguro se usado em baixa quantidade.

Mesmo quem vai apenas cortar ou escovar os cabelos precisa atentar aos materiais utilizados. Escovas e pentes que não foram adequadamente higienizados podem transmitir fungos. Por isso, se você perceber que os objetos estão com muitos cabelos, é importante pedir para trocar.

As toalhas usadas no momento da lavagem e do corte também podem transmitir doenças como micoses e dermatites. Por isso é importante que estejam sempre limpas.

Na manicure e pedicure
Na hora de fazer as unhas, são usados alguns instrumentos que, se não forem esterilizados de forma correta, podem transmitir doenças como hepatite B e C, doenças causadas por fungos e alergias.
O equipamento utilizado para fazer a esterilização dos objetos é a autoclave. Os instrumentos são colocados dentro de um saquinho e lacrados para a realização do procedimento. Utensílios como alicates, pinças e cortadores devem passar por esse processo de purificação. Quando os instrumentos são esterilizados, a embalagem fica com um aspecto mais marrom.

Enquanto alguns itens precisam ser esterilizados, outros precisam ser substituídos. É o caso das lixas de pés e unhas, palitos de madeira e o plástico que forra a bacia do escalda pés, pois eles também podem transmitir fungos e bactérias. Uma dica é levar o próprio kit no momento de fazer as unhas.

Na depilação
Primeiramente, o forro da mesa deve ser substituído. É importante que a profissional faça isso sempre que uma cliente nova chegar. Além disso, preste atenção à cera utilizada, é fundamental usar as que tenham sido adquiridas no mercado e nunca feitas a partir de métodos caseiros.

Preste atenção no lixo. Se houver um lixo específico para a cera, pode ser que o salão faça isso para reaproveitar o material depois. Isso é errado. Não há necessidade de a cera ser jogada em um lixo diferente. Se isso acontecer, é importante questionar o profissional.

Certificação
Certifique-se que o estabelecimento possui certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ter um certificado da ABNT mostra que o estabelecimento cumpre procedimentos de boas práticas e segurança tanto para os funcionários quanto para os clientes.

Por último, é válido saber se o estabelecimento conta também com certificação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). As normas do órgão também propõem boas práticas em relação à segurança de funcionários e clientes, bem como fiscalização em relação à procedência dos produtos utilizados no salão.