Químicas, tinturas, uso do secador, mar, piscina, exposição ao sol… São inúmeras as agressões que nossos cabelos sofrem todos os dias, fazendo com que fiquem quebradiços, opacos e com frizz. Surgiu, então, o cronograma capilar, uma alternativa prática e eficaz para devolver vivacidade e saúde para os fios!

Se você deseja recuperar o seu cabelo e deixá-lo mais saudável, mas não sabe como começar o cronograma, nós ensinamos tudo o que você precisa saber!

O que é o cronograma capilar?
O cronograma capilar é um calendário mensal que ajuda você a organizar a rotina de cuidados com os cabelos. Ele é pensado para repor os nutrientes perdidos pelos fios e contém três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.
O cronograma oficial é pensado em uma rotina para lavar o cabelo três vezes na semana, e cada uma dessas lavagens corresponde a uma das etapas do tratamento. A frequência e a ordem dessas etapas depende da situação do fio: se está saudável, pouco ou muito danificado. Para saber qual é o estado do seu, basta fazer o teste da porosidade.

Para quem é indicado?
Todos que desejam ter fios mais saudáveis podem e devem fazer o cronograma capilar. Ele pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, tanto lisos quanto cacheados. É recomendado, principalmente, para as mulheres que estão na transição capilar, pararam de fazer químicas e querem deixar o cabelo crescer naturalmente.

Como fazer o teste da
porosidade do fio?
Para saber do que o seu cabelo está precisando, basta fazer um simples teste. O primeiro passo é colocar água em um recipiente transparente, enchendo-o até a metade. Em seguida, pegue um fio de cabelo limpo e coloque-o na água, deixando-o lá por quatro minutos.
Depois desse tempo, se o fio estiver boiando, significa que você precisa investir em hidratação; se estiver no meio, necessita de nutrição; e, se afundar, reconstrução.

Hidratação
É uma etapa fundamental para todos os tipos de fios e que deve ser feita com maior frequência em todas as rotinas, pois é responsável por repor a água dos fios. Ela garante suavidade, maleabilidade e brilho aos cabelos.

Nutrição
Essa etapa pode ser feita tanto com máscaras quanto com umectações, usando óleos 100% naturais. Ela tem como objetivo repor os nutrientes essenciais dos fios, domando o cabelo e evitando o frizz.

Reconstrução
A reconstrução é feita para repor os aminoácidos e as proteínas dos fios para deixá-los mais fortes, evitando pontas duplas e cutículas porosas. É o tratamento de menor frequência no cronograma e sempre deve ser feito depois de uma nutrição e uma hidratação.

Qual cronograma seguir?
Depois de fazer o teste de porosidade e descobrir qual é o tratamento de que o seu cabelo mais precisa, você já pode seguir o cronograma capilar mais indicado. A rotina de tratamentos é pensada para para três lavagens de cabelo por semana, porém, você pode adaptar os tratamentos de acordo com o seu dia a dia, lavando mais ou menos vezes. Veja, abaixo, alguns exemplos de cronograma capilar que vão ajudar a recuperar os seus fios!
Para seguir essa rotina de cuidados, é recomendado lavar o cabelo com shampoo, usar a máscara de tratamento (de hidratação, nutrição ou reconstrução, conforme indica o rótulo do produto) e, em seguida, usar o condicionador para fechar as cutículas dos fios.

Com essa rotina, você conseguirá recuperar a saúde dos seus cabelos e manter os fios sempre saudáveis, bonitos e sedosos!