O bebê recém-nascido é muito esperto e sensível. Ele já nasce com os sentidos apurados, enxergando, ouvindo e sentindo cheiros, mas é nos três primeiros meses de vida que a criança, segundo pesquisas, se desenvolve melhor. Nessa idade ela vai ter um melhor desenvolvimento psicomotor e emocional.

Brincando e estimulando

Tudo o que a criança aprende no primeiro ano de vida passa pela audição, olfato, visão, tato e paladar. Por isso da importância de se ter móbiles, chocalhos e brinquedos musicais sempre à mão, além de fazer atividades usando o espelho como auxílio.

Visão

No quesito visão, os recém-nascidos só conseguem diferenciar tons claros dos escuros, por isso deve-se estimulá-los com cores vivas, podendo usar o vermelho e o azul. Você também pode abusar de brinquedos que tenham luzes e sons diversos.

Audição

Para estimular a audição, você pode fazer sons variados com a boca, estalando a língua, imitando pássaros ou animais. Assim seu filho vai começar a distinguir sons.

Tato/paladar/olfato

Quando o bebê entra na fase dos três aos seis meses, você deve dar uma atenção especial para a coordenação motora dele. Nesta fase ele passa a ter mais coordenação nas mãos e nos olhos. Você pode ajudá-lo ao colocar vários brinquedos perto dele e estimular para que ele pegue cada um de uma vez, sentindo o cheiro e sua textura. Proporcione diferentes aromas e sabores ao seu filho.