Fluxo Assessoria apresenta soluções para os desafios empresariais do setor moveleiro

Bento Gonçalves, conhecida como a capital da uva e do vinho, é uma cidade que, industrialmente, não se destaca apenas na produção de vinhos. A cidade também tem grande participação no setor moveleiro. Segundo dados de 2017 do SEBRAE, Bento Gonçalves possui 10,90% das empresas desse setor no estado, gerando 6.123 empregos e um faturamento de R$ 1,76 bilhões. No estado, essas empresas representam, aproximadamente, 40% da produção nacional e são, em sua maioria, micro e pequenas empresas. Esses dados ressaltam a grande importância do setor moveleiro em nossa região.

Em evento promovido pelo Sebrae-RS e realizado na cidade de Bento Gonçalves em outubro de 2018, juntamente com diversas entidades e profissionais do setor moveleiro, foram mapeados 7 pilares para atuação dessas empresas: Governança, Mercado, Financeiro, Pessoas, Processos, Novos modelos de negócio e Transformação digital. Em cada um dos pilares, foram destacados, entre outros, desafios para garantir as principais entregas das empresas do setor.
Entre os desafios mencionados nos resultados do estudo, estavam as seguintes questões: Como podemos dar suporte as empresas nas questões legais e financeiras? Como fazer uma gestão orientada por indicadores de desempenho? Como analisar e revisar as leis e tributos que impactam a cadeia moveleira em sua amplitude municipal, estadual e federal para orientar os empreendedores?

Para esses desafios, o “Como” é imperativo. Ao definir o “Como”, devem ser considerados diversos fatores, como a eficiência e a eficácia do processo, a segurança, a tempestividade da informação (Ser entregue no tempo certo), entre outros. Considerando que esses fatores são relativos a cada processo e a cada necessidade, a solução desses desafios deve ser personalizada. Deve ser eficiente, sendo realizada da melhor forma possível; eficaz, atingindo os resultados; segura, garantido a fidedignidade das informações; e tempestiva, estando disponível no momento necessário.

A Fluxo Assessoria desenvolve soluções personalizadas, analisando cada fator individualmente para entregar a melhor solução para a empresa. Por exemplo, sabemos da dificuldade das micro e pequenas empresas de manter um controle patrimonial adequado e implantar uma gestão orientada por indicadores. Dessa forma, as soluções para essas empresas são implantadas considerando tais necessidades. Já para empresas de médio porte, a necessidade informacional é maior e mais complexa, exigindo um outro tipo de tratamento. Ressalta-se que empresas de um mesmo porte muitas vezes demandam tratamentos distintos.

Entre as soluções ofertadas pela Fluxo para os desafios citados, estão o planejamento tributário, planejamento orçamentário, análises contábeis, organização de controles internos, Controles de Fluxo de Caixa e Necessidade de Capital de Giro, gestão por indicadores contábeis, entre outros.

Atualmente, a Fluxo possui em sua carteira de clientes cerca de 10% das empresas do setor moveleiro de Bento Gonçalves, desde microempresas até empresas de médio porte, entregando soluções personalizadas e satisfazendo as suas necessidades.

Por Douglas Masutti da Fluxo Assessoria Contábil e Empresarial