Em Bento Gonçalves, comercialização de forma digital também tem crescido entre os empreendedores

A pandemia da covid-19 acelerou um processo que estava caminhando no Brasil. O comércio online, que antes era exclusividade apenas para grandes redes, se tornou uma das formas de faturamento para as pequenas e médias empresas. Muitos usuários que não tinham o hábito de comprar pela internet foram obrigados a se adaptar ao comércio virtual e, mesmo com o retorno da compra presencial, muitas pessoas já preferem realizar suas compras sem sair de casa.

Hoje, comercializar apenas de forma digital, seja em plataformas específicas ou nas redes sociais, ou aliar a venda física com a internet, o conhecido “figital”, é a realidade de muitos empreendimentos.

Cenário nacional

Os números do e-commerce no Brasil têm crescido exponencialmente. Segundo uma pesquisa internacional da Insider Intelligence, o Brasil está entre os 10 países com maior expectativa de crescimento em todo o mundo.

Dados da ABComm Forecast, um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, também relatam um faturamento de R$169.59 bilhões do e-commerce no Brasil em 2022, uma diferença de mais de R$18 bilhões em relação ao faturamento de 2021 (R$150.82 bilhões).

Crescimento no RS

Conforme informações da 8ª edição do NuvemCommerce, estudo anual sobre o e-commerce e empreendedorismo brasileiro realizado pela Nuvemshop, em 2022 os pequenos e médios negócios online do Rio Grande do Sul movimentaram R$100,5 milhões com o comércio digital, valor cerca de 11% superior ao ano de 2021 (R$90,8 milhões).

No Rio Grande do Sul, o volume de produtos comercializados cresceu cerca de 7% no último ano, com um aumento de 1,5 milhão para 1,6 milhão. Já o ticket médio chegou a R$287,12, representando um aumento de 12% com relação a 2021.

A pesquisa ainda aponta os cinco segmentos que tiveram maior faturamento em 2022. São eles: Moda (R$34,2 milhões), Casa & Jardim (R$9,8 milhões), Saúde & Beleza (R$5,8 milhões), Acessórios (R$5,1 milhões) e Esportes (R$ 2,9 milhões).

Realidade local

Implantado recentemente, em outubro de 2022, o e-commerce da Vinícola Aurora realiza a entrega de produtos para todo o país. “Com o lançamento da nossa loja online, buscamos nos aproximar do público enófilo e levar novidades exclusivas para todo o Brasil. O e-commerce nasce para atender consumidores que buscam experiências inéditas, com rótulos limitados, de edições especiais, ou com boxes promocionais para descobrir novos aromas e sabores. O site oferece uma ampla variedade de produtos, além de descontos”, destaca Hermínio Ficagna, diretor superintendente da Vinícola Aurora.

Para ele, o site é uma vitrine dos produtos da empresa. “É uma grande oportunidade de nos mantermos conectados com os milhares de turistas que visitam a Aurora. Um passo importante e que também reforça o nosso posicionamento como cooperativa, de aumentar a cultura do vinho no país, levando conhecimento sobre o setor para todo território nacional”, destaca.

Mercado consumidor

O Brasil é o terceiro principal mercado de venda de vinhos em canais digitais no mundo, ficando atrás da China e dos Estados Unidos. Segundo estudo da consultoria inglesa Wine Intelligence, cerca de 10,6 milhões de brasileiros adquirem a bebida por ferramentas on-line, o que representa 28% do total de consumidores de vinhos. “Se antigamente isso era uma tendência, hoje já é realidade. Temos uma parcela importante do mercado nesses canais e precisamos estar presentes neles. Além disso, as plataformas digitais são um relevante meio para conquistarmos novos consumidores”, ressalta Ficagna.

Incremento nas vendas

Ficagna evidencia que em novembro, mês seguinte à implementação da ferramenta, foi registrado um crescimento de 279%, sendo que a Black Friday foi responsável por 49,23% da receita do e-commerce do mesmo mês. “Isso demonstra um enorme potencial de crescimento e uma tendência de maior procura por esses canais nos próximos anos”, ressalta.

Impacto no faturamento

Como a implantação foi recente, o superintendente salienta que a parcela do e-commerce ainda é pequena perante ao faturamento total da empresa, que chegou a R$ 756 milhões em 2022. “Estamos em uma fase de aprendizado, seja internamente ou entendendo o consumidor que compra nossa marca nesse meio digital. Com o tempo, temos a intenção de chegar a 3% a 4% de faturamento total da Aurora. Nossa tendência é cada vez mais termos essa relação direta com os consumidores, principalmente na rapidez da ativação com lançamentos, que normalmente, em um varejo tradicional, chega a demorar seis meses para os produtos novos chegarem nas gôndolas”, enfatiza.

Gama de produtos

No e-commerce da empresa são comercializados cerca de 60 itens, entre vinhos, espumantes, sucos de uva, brandy, cooler, azeites de oliva e acetos balsâmicos. “Toda a semana tem novidades. São 12 linhas à disposição dos consumidores: Aurora Varietal, Aurora Espumantes, Aurora Reserva, Aurora Gran Reserva, Gioia, Millésime, Pequenas Partilhas, Pinto Bandeira, Casa de Bento, Aurora Suco de Uva Integral, Aurora Brandy e Keep Cooler”, explica Ficagna.

Benefícios

Entre as principais vantagens da aquisição online, o superintendente destaca a comodidade de receber os produtos em casa. “E no caso da Aurora, a possibilidade de adquirir rótulos exclusivos, com garrafas numeradas e limitadas”, acrescenta.

Estruturação

Atualmente, o setor de e-commerce da vinícola conta com dois profissionais para o atendimento e operação exclusiva, além de outros colaboradores dos demais setores, que incluem a logística, o preparo, administrativo, marketing, entre outros.

Novos consumidores

Com a plataforma digital, a empresa ressalta a possibilidade de conquistar novos públicos e fidelizar aqueles turistas que visitam a vinícola aqui na Serra Gaúcha. “Nosso principal parceiro comercial segue sendo o atacado/varejo tradicional, e assim vai continuar. Mas nos últimos anos estamos criando produtos especiais, com valor agregado, de edições únicas e exclusivas, para atender enófilos que buscam experiências mais completas. É um nicho de mercado que busca mais informações, detalhes do produto com vídeos, fotos e fichas-técnicas. A Aurora é versátil e temos que atender os nossos consumidores de forma ominichannel, seja na loja física ou virtual”, finaliza Ficagna.

Foto: Laura Kirchhof