Doze candidatos devem disputar às vagas disponibilizadas para o cargo de Conselheiro Tutelar de Bento Gonçalves. A lista foi divulgada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), na segunda-feira, 3 de junho, no Diário Oficial Eletrônico do município.

A homologação dos nomes ocorreu após análise documental e por estarem atendidos os requisitos dos candidatos. Concorrem ao cargo de conselheiro tutelar, Jonatan Dias Furtado Carvalho, Solange Maria Alves Pereira Balestreri, Leonides Lavinicki, Silvana Teresinha Lima, Paulo Ricardo de Souza, Alexandra Ricardo, Leandro Ricardo Piva, Gabriela Ferreira, Isaura Gomes dos Santos Manfrini, Noeli Kinalski, Thaís de Matos Magagnin e Camila da Silva.

De acordo com a publicação, ainda há prazo para a apresentação de eventuais impugnações e recursos, em relação aos candidatos, de acordo com o calendário já divulgado no edital nº 02/2019. Em nota a prefeitura confirmou que as inscrições complementares encerraram no dia 24 de maio. No entanto, até o dia 7 de junho ocorre o período de impugnações e recursos. Após a análise  de documentação, eventualmente outros candidatos poderão ter seus recursos aprovados, e serão incluídos na relação.

O período de inscrições acabou sendo prorrogado, pois apenas 11 candidatos haviam obtido a homologação para participar do processo neste ano. O edital previa a participação mínima de 15 pretendentes devidamente habilitados, o que não ocorreu no prazo legal e foi prorrogado até o dia 24 de maio. No entanto, o número permaneceu abaixo do que o documento preconizava.

Após a homologação final dos candidatos, ocorre a aplicação de uma prova de conhecimentos específicos para a função. Os aprovados nesta etapa participarão do processo eleitoral que ocorre no dia 6 de outubro. Conforme as normativas do pleito, os cinco candidatos mais votados serão nomeados e empossados como conselheiros tutelares pelo Chefe do Poder Executivo Municipal e os demais serão considerados suplentes, seguindo-se a ordem decrescente de votação.

Aos eleitos, o mandato inicia em 10 janeiro de 2020 e segue até 10 de janeiro de 2024.