A implantação de uma tenda de testagem no ambulatório de campanha instalado junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Botafogo, em Bento Gonçalves, vai ampliar a estrutura existente no local para receber pacientes com sintomas da covid-19. Além disso, o local deverá contar com três salas de triagem e a presença de até cinco médicos, além de um espaço para observação.

Com o aumento do número de atendimentos, que giram em torno de 300 por dia, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) optou em realizar a mudança ainda neste final de semana. Por isso, os atendimentos que eram realizados junto à estrutura serão realizados na Unidade Zona Sul, em frente ao laboratório de exames clínicos. Os demais procedimentos seguem ocorrendo normalmente.

Atualmente, a UPA tem 24 pacientes internados. Desse total, 19 positivaram para a covid-19 e dois estão entubados, em decorrência das complicações provocadas pela doença. Conforme a secretária Tatiane Mistutini Fiorio, o município monitora o agravamento da situação e garante que as equipes estão preparadas para situações mais críticas, como as registradas em março passado. “Estamos monitorando o avanço da doença e realizando ações para que todos tenham atendimento. Temos uma Central de Oxigênio operando, compramos equipamentos e a equipe está preparada para caso precise remanejamento de profissionais”, destaca a secretária.