Parcelas poderão ser pagas e maio, julho, setembro e novembro

Após o agravamento da crise provocada pelo novo coronavírus, a Prefeitura de Bento Gonçalves divulgou medidas para minimizar os efeitos na área econômica da cidade. Entre as decisões tomadas e anunciadas na quinta-feira, 4 de março, está a prorrogação das datas de pagamento das parcelas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), além de outras taxas municipais. As medidas foram publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira, 5 de março.

De acordo com o prefeito Diogo Siqueira, com as mudanças, os pagamentos do IPTU foram alterados para 14 de maio (primeira parcela), 14 de julho (2ª parcela), 14 de setembro (3ª parcela) e 16 de novembro (4ª parcela).

Outras taxas, como a de Expediente por Serviços Públicos (TESP), Licenciamento Ambiental (TLE), Licença e Fiscalização para a Execução de Obras (TLFEO), poderão ser pagas até dia 30 de maio de 2021. 

Já para o ISS FIXO, parcelas com data de vencimento em 30 de março de 2020, tem vencimento 30 de abril de 2021. E para o ISS VARÍAVEL, parcelas de 20 de março, tem seu vencimento 20 de abril.

Conforme o prefeito, a medida é necessária para auxiliar os setores que movimentam a economia local neste momento crítico, em decorrência da pandemia de covid-19. “Nosso objetivo é buscar o entendimento sobre ações que possam ser importantes nesse momento crítico da pandemia, em que os setores precisaram parar novamente”, afirma.

As mudanças, segundo a secretária de Finanças, Elisiane Schenatto, só ocorreram após estudo e planejamento realizado pela equipe da pasta. “Foi realizado um estudo para o planejamento das melhores datas para prorrogar os tributos e auxiliar o cidadão neste momento difícil”, disse. 

Foto: João Pedrassani / Divulgação