O Bento +20

A ideia de planejar Bento para os próximos 20 anos caiu de paraquedas na Sede do CIC, levada por engenheiros liderados por Milton Milan. Fiquei perplexo e me questionei: como essa iniciativa não partiu do Prefeito, nem tampouco do CIC, mas sim de líderes que até então viviam na “obscuridade do cenário comunitário”? Sugeri ao então Presidente do CIC, “encampa”, assim o constrangimento cessará e uma excelente ideia ganhará abrigo e força. O Prefeito, que inicialmente torcera o nariz, apoiou e contribuiu para a viabilização do projeto. E, como “atrás do trio elétrico não vai quem já morreu”, todos aderiram. Semeou-se então, um bem maior, a consciência integral das lideranças comunitárias que “esse é o caminho, todos por uma Bento planejada”.

A espera do novo prefeito

O estudo exclusivo, emoldurado num belo e rico volume, foi levado aos candidatos a Prefeito para que “se comprometam com os conceitos de planejamento emitidos pela sociedade civil organizada”. Agora é aguardar para que unidade de pensamento entre Executivo e lideranças seja formatada, e brote uma bela e profícua parceria de ideias público-privadas, através do planejamento que tanto o Município precisa.

O presidente do Bento +20

Esta semana Milton Milan, que preside o Projeto, esteve no Semanário para fazer a entrega de um exemplar do Masterplan. É um obstinado, para implantar o Projeto trabalhou incansavelmente, foi à exaustão, carregou contrariedades, desgastes, divergências, mas saboreia agora o fruto do desempenho e o reconhecimento das entidades, empresas e lideranças que apoiam no que se somará, certamente, à comunidade, pois se já somos um município progressista, muito melhor sermos também um município organizado exemplarmente, ganharemos todos, e muito.

As dificuldades que virão

A sustentabilidade e adaptações do projeto elaborado não será tarefa fácil. Gestão, diálogo, tolerância, flexibilidade serão componentes básicos para o bom entendimento entre o poder político e a sociedade organizada. Mas Bento é uma cidade de grandes feitos, grandes conquistas, o plano parece ter vindo para ficar e ser respeitado.

Presença do prefeito no CIC-BG

Prefeito Pasin esteve no CIC esta semana para falar a um auditório composto por setores da imprensa e lideranças empresariais. Foi bem o Prefeito ao projetar suas realizações nos oito anos a testa do Executivo, a expansão de Bento e sua consolidação como município referência turística. Não estamos alinhados entre os Municípios líderes em qualidade de vida, em desenvolvimento, não temos empresas de Bento alinhadas entre as melhores para se trabalhar, não estamos entre as cidades mais felizes de se viver, mas atingimos um patamar de desenvolvimento que nos faz bem e está servindo como referência. Resgata o Prefeito a concepção de que Bento voltou a produzir uma safra de políticos jovens de bom potencial. Se não fizermos bobagens políticas, se tivermos serenidade, diálogo, se sentarmos à mesa sem rompantes de superioridade e revanchismos políticos, veremos que temos bons nomes, tanto na esfera política como na esfera das lideranças empresariais e comunitárias, para concorrer a Prefeito e a Deputação. A primeira providência é um consenso para fecharmos as comportas e não mais permitir a evasão de votos em favor de candidatos de outros municípios. A segunda providência é darmos ao povo de Bento os candidatos que ele quer e não aqueles que os partidos querem. Há formas de fazer com que isso aconteça, é só querer. No momento, o que nos resta a fazer é festejar o Município que somos e torcer para que o eleitorado eleja o melhor Prefeito, alguém que, inclusive, tenha a capacidade de agregar as forças vivas de município para que o poder Político, o poder Econômico, as lideranças comunitárias andem de mãos dadas, para enfrentar o desafiador futuro, condensado no MASTERPLAN. Para isso, características básicas que se precisa, tenha o próximo Prefeito, tolerância, compreensão, espírito de equipe, liderança, capacidade de gestão… Façam boa escolha!

O debate oculto

Ouvi todo o debate entre os candidatos realizado nas dependências do CIC, mas não pelo CIC. No dia seguinte, liguei para inúmeras pessoas para tirar a temperatura, questionando: o que tu achou do debate? A resposta da maioria: “que debate”? Então, minhas conclusões aqui são absolutas, exclusivamente minhas, não são relativas, porque não ouvi análise de ninguém. Paulo Caleffi bateu na administração Pasin, usou muito a psicologia aplicada. Todos os candidatos, menos o dele evidentemente, bateram no Prefeito Pasin, esquecendo um pouco de enaltecer seus próprios méritos e o plano de governo. Mais de um candidato demonstrou que “nem sabe onde fica Bento, muito menos o que fazer com ele”. Camerini foi cáustico, seu lema é tolerância zero. Gabrielli, de sangue doce, enalteceu suas realizações como Prefeito que foi. As questões ambientais assumiram evidência. Não deram visibilidade ao candidato Diogo, a estratégia deve ter sido essa: “vamos bater no Pasin e, por consequência, neutralizar o candidato dele”. No meio disso tudo e, levando em conta que os verdadeiros problemas e necessidades de Bento não foram questionados, foi difícil deduzir quem saiu melhor no debate que, na essência, não foi um debate. Mas pior com ele, muito pior sem ele. Imperativo que se adote sempre o lema “da discussão nasce a luz”, mesmo que seja luz de lamparina.

Qualidade de Vida

Leio matéria de página inteira afirmando que o Rio Grande do Sul mantém o 6° lugar em qualidade de vida, perde para Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Minas. Então festejar o que se por pouco quase perdemos posição até para Mato Grosso do Sul? Nos itens segurança e longevidade houve melhora, mas na educação estamos caóticos, diz o estudo. Se na educação estamos assim, não estamos indo para lugar nenhum, somos o que somos porque temos “churrasco e bom chimarrão”? Me falaram que o senador Heinze só vai ser candidato a Governador “se Mourão não for candidato”. Mourão disse na semana que passou que “não sou candidato ao Governo do RS”. A candidatura a Governador do competente gestor Romildo Bolzan está sendo destruída por Renato Gaúcho que divide a torcida do Grêmio que, por consequência, cobra do Presidente. “Ei, ei, ei, Mourão é a salvação”? A “comunista” (?) Manoela vai ser a Prefeita de Porto Alegre, dizem as pesquisas no momento. Sinal amarelo aceso.