Derrocada dos Germano

Família Germano, construiu e “destruiu” Cachoeira do Sul. Gerou Prefeitos, Deputado Federal, Deputado Estadual, Secretário de Estado. Otávio Germano Filho, que como Secretário de Segurança do Estado instituiu um Staf de Governo paralelo, envolveu-se em fatos negativos. “Morto” sob o ponto de vista político ressuscitou ao eleger-se Prefeito de Cachoeira e não demorou o envolvimento em escândalo. Promotoria determinou afastamento do prefeito, invadiu residência e escritórios, do Prefeito e Empresários, em busca de provas em torno de fraudes em licitações. A família Germano sempre rivalizou com o nosso então Prefeito Darcy Pozza que estava pronto para assumir a Federação dos Municípios do RS e sofreu forte oposição dos Germano.

Quem levou meu guarda-chuva?

Esta semana, sob chuva intensa, fui visitar um amigo portando meu guarda-chuva de estimação, daqueles de boa qualidade e tamanho reduzido. Ao chegar, a solicita recepcionista colocou meu guarda-chuva junto com os demais. Ao sair ela alcançou “meu” guarda-chuva, e quando abri constatei que ele não guardava mais chuva, chovia mais dentro do que fora, do pano tinha pouco e o que tinha tava furado. Ao ser aberto ele tava todo torto com o ferramental todo destruído. Como se isso não fosse suficiente tinha umas manchas de tinta. Olhei pra trás e olhei pra frente, pra trás estava o lado ruim, pra frente tem o lado bom: se o LUVA DE PEDREIRO tá fazendo sucesso porque não me lanço como GUARDA CHUVA DE PINTOR? Me dê uma alavanca e eu “movo montanhas”! Perdi o meu guarda-chuva, mas ativei minha criatividade e o meu positivismo!

Santo Antônio Casamenteiro

Tive uma ideia, vou patenteá-la nesta coluna. O Rio de Janeiro tem o CRISTO REDENTOR, Encantado tem o CRISTO PROTETOR, Serafina tem o seu Cristo, deve ser o DIO CRISTO. Farroupilha tem a SENHORA DE CARAVAGGIO. O turismo religioso está “bombando” incrementado pela situação que está “Russa”. Então porque Bento não constrói uma estátua gigante de Santo Antônio, o Santo que tem o poder de atrair pessoas amadas e casamentos, e é também o nosso padroeiro? Diante do casa-descasa e do desamor, seria uma Romaria com congestionamento da São Vendelino. Simulei esta situação: tenho família, moro na grande Porto Alegre, tenho filhos adolescentes, broncas de todo lado, vou buscar espiritualidade. Vou a Encantado pedir PROTEÇÃO ao Cristo, vou a Bento pedir a Santo Antônio BONS NAMORADOS(AS) para meus filhos e vou a Caravaggio pedir a Nossa Senhora que nos ABENÇOE. De quebra vou me encantar com o “vilão” Rio das Antas, vou me entorpecer com Santa Teresa, vou comer comida boa no tradicional Monte Belo, vou tomar uns vinhotos no Vale, vou conversar com Santo Antônio, vou passar no CAMINHOS para ver o encanto das pedras e depois da benção de Caravaggio retorno para casa energizado e espiritualizado. Roteiro perfeito!

O bafômetro

Mas, alto lá, por aqui, para a Polícia Rodoviária vinho não é alimento, é bebida alcoólica, sem tolerância para o enoturismo. Não faz muito, Carlos Mensatto, de São Paulo, veio, numa quinta-feira, até o VALE e fez na Lídio Carraro uma degustação coletiva. Lá pelas cinco da tarde ao retornar, foi interceptado pela PRF no trevo Vinhedos-Bento-Garibaldi. Foi multado pela infração e pela recusa em assoprar o bafômetro. Voltando para São Paulo “detonou” Bento classificando-a de “a capital nacional do Bafômetro”. Presumo que na Avaliação Nacional de Vinhos, na Fenavinho, vão vender ou servir água pois a PRF vai estar na “porta”, presumo eu, “com uma quantidade de novos bafômetros”. Salvo melhor juízo eu acho essa lei inconstitucional, não posso ser punido por um crime que não cometi, presumindo que eu vá cometê-lo. Até no PEQUENO PRÍNCIPE, se encontra o conceito de que “tu serás eternamente responsável pelo que cativas”. Eu sou responsável, não a Polícia ou os que governam, sobre mim. É um direito universal. Assim como estão “multando os enoturistas” prendam as pessoas sob alegação de que elas podem me assaltar, me matar, me violentar. Com todo o respeito e controvérsias que eu possa suscitar. Ao fazer abordagem, um pouco mais de tolerância, só isso TOLERÂNCIA e também um pouco de COMPREENSÃO, sem que isso leve ao arrepio da lei. “Risquegue um ocho”, diria meu avô, ao dizer que se deve fechar um olho diante de pequenos problemas. Existem inúmeros testes para constatar se a pessoa está ou não em condições de dirigir, o bafômetro não dá essa segurança. Tô maluco?

Um cenário poético

Sábado passado, pela manhã, eu estava no Centro da cidade, num estabelecimento comercial. Ao sair dele, fui envolvido num cenário poético e romântico. A VIA DEL VINO estava escurecida, quase noturna, iluminada, com a Igreja Matriz, o prédio do Santander, e a Prefeitura como cenários de fundo, cenário incrível que me levou a cantar, na minha mente, aquela canção do Manzanero “esta tarde vi chover, vi gente correr e no estavas tu”. Circulei e passei pela VIA GASTRONÔMICA, não tão encantadora, mas também bela, iluminada em meio a escuridão. Ao chegar na empresa, por volta das 11:30 horas, tomei meu copo de vinho, apostando que os policiais, ao meio dia, estariam almoçando. Uma pergunta: será que os policiais federais não tomam vinho e nem cerveja? Só em casa e em dias de folga? Se saem, não tem medo do bafômetro? Bah, “tropo confusione”, melhor deixar assim, os policiais, nos dias de folga, ficam em casa, brincando com as crianças e com os Totis, quem sabe também curtindo um sofázinho e uma Netflix, quando uma cervejinha é água benta e, um copo de vinho porque não se até o Padre toma na missa.

Temos Plano Diretor?

Que temos um Plano Diretor eu sei que temos. O que não sei é se foi flexibilizado a tal ponto de cada um fazer o que quer, onde quer e como quer, ou, se falta fiscalização ou competência em torno do respeito a sua existência. Circulo pela cidade e constato que as pessoas procedem como se estivessem na “CASA DE IRENE”. Vejam a foto, é de uma construção na valiosa esquina das Ruas Gal. Victorino e Marques de Souza. Não há placa do CREA nem do ENGENHEIRO RESPONSÁVEL. Foi interditada quase no final da construção. Seu potente chaminé, não aponta para cima, mas sim, incrivelmente para a parede da casa do vizinho. Sua construção agride todas as regras do bom senso. Parece que ia, ou vai, levando em conta que em Bento tudo acontece mais cedo ou mais tarde, dar lugar a uma creche. Porque deixaram sua construção evoluir tanto para depois embargá-la? Porque permitiram a início das obras inclusive sem identificação de seu licenciamento e identificação do responsável? Que critérios usam os órgãos competentes para liberar chaminés de frituras sem exaustão eficiente, em meio a prédios residenciais? Uma creche, na esquina que está, entre as três com maiores incidências de acidente da cidade? Eu queria ver o meu prefeito fiscalizar essas coisas assim como ele é meticuloso a ponto de fiscalizar a limpeza dos esgotos fluviais da cidade nos dias de chuva intensa. Não faz muito tempo ouvi um ex-prefeito, dos mais notáveis, dizer que “Bento virou uma sucupira”. Não acho, mas acho que nossa cidade pode ser mais cuidada no que diz respeito ao ordenamento e respeito. Respeito se impõe, não se pede!

Curtas e Poderosas

  • Finalmente o Presidente LULA recebeu o Governador LEITE e ouviu o relatório das necessidades do RS. Veio a JANJA para ver o que a solidariedade humana foi capaz de fazer em benefício das vitimas da enchente no Vale do Taquari. E como pode melhorar o prometido Auxílio do Governo.
  • Cerca de 9,8 mil empresas, que optaram pelo Simples Nacional, estão em débito com o Governo estadual. O valor supera 119 milhões de reais.
  • Quarta maior causa pela morte de pessoas entre 15 e 29 anos, o suicídio tira anualmente, mais de 700 mil vidas no mundo todo, estimativa é da Organização Mundial da Saúde. Não está computado nisso a quantidade alarmante de pessoas que tentam o suicídio.
  • Confirmado para 26 de fevereiro o novo júri dos responsáveis pela tragédia da Boate Kiss em Santa Maria que ceifou a vida de 242 pessoas e deixou com sequelas outras 200, no mínimo, dos 636 feridos. A Justiça tarda, mas não falha! “Palavras que consolam”.
  • Bento Gonçalves ganhou um upgrade na educação com a vinda de dois ícones: o Diretor do Colégio Aparecida Maurício Anony e o Reitor da Faculdade Cenecista, Bruno Eizerik.
  • Hospitais filantrópicos e Santas Casas, no estado, estão com sua situação financeira cada vez mais grave. Só o Instituto de Cardiologia acumula dívidas de 45 milhões de reais. A instituição vai deixar de atender o IPÊ, reduzindo assim 17% dos pacientes.
  • O impacto da tragédia na Prefeitura de Muçum foi de 231 milhões, ela tem um orçamento anual de 35 milhões. As perdas do comércio foram de 89 milhões, em moradias 84 milhões, em espaços públicos 28 milhões e na agropecuária 11 milhões. Até agora a Prefeitura recebeu 2,8 milhões.
  • No pátio, ao lado do meu quarto, tem um limoeiro. É nele que, as cinco da manhã, um sabiá laranjeira estaciona e, como se fosse um despertador, encanta com seu cantar vigoroso. Não tem mais como dormir. O que eu faço de mim ou, o que eu faço com o sabiá? Por enquanto, diante do cantar, eu levanto e canto: “eu vou, eu vou, tomar café agora eu vou, pararatimbum”! Olhando a coisa pelo lado bom, “quem tem o privilegio de ter, como despertador, o cantar de um sabiá laranjeira”?
  • Ministro Barroso assume a Presidência do Superior Tribunal Federal, herdando cerca de 5 mil processos. Pobre gente que depende da agilidade da justiça!