Uma storia innaffiata

Julia Pasquali, nos seus 18 anos, é uma menina prodígio. Otimista, comunicativa, simpática, nos seus gestos irradia beleza interior e exterior. É dela o trabalho da Exposição MEMÓRIAS – Uma História Innaffiata (regada) Dal Vino, levada a efeito nas dependências do Villa Michelon, um dos mais belos e preciosos estabelecimentos do mundo hoteleiro, obra de Moysés Michelon que, inclusive, exteriorizou nele suas origens, tradição, vida e obra comunitária. É uma rica coleção, inicialmente ajustada com Moysés, composta de 24 molduras produzidas a lápis e pintura aquarela. Certamente vai fazer parte como um rico acervo do Hotel e da vida da família. Como anfitriões Elaine Michelon, carregando um orgulho incontido de ter muito de Moysés; a matriarca Leonora, há tempos não a via, sempre esplendorosa, hiper ativa e defendendo a memorização da obra comunitária do saudoso marido; e o João Carlos, marido de Elaine, figura importante na sustentabilidade do complexo hoteleiro. Na plateia, prestigiando o evento, lideranças comunitárias tendo no Prefeito sua maior expressão, convidados e pessoas ligadas as Fenavinhos realizadas, inclusive a presença maior de Carlos e Maisa Bertuol, casal Presidente da V Fenavinho. Representando a Fenavinho, como Instituição, o Presidente do Conselho Superior do CIC Elton Gialdi que se fazia acompanhar da esposa Alessandra. O CIC é o detentor da marca da festa e também seu MENTOR.

Os pais da fera

Pedro e Maristela De Bortoli Pasquali são os pais de Julia, estavam presentes carregando seu orgulho pelo talento e personalidade da filha, vendendo, nos breves momentos que conversei, também a satisfação de ser um produtor rural com vivência na cidade. “Produzo todos os produtos que vendo na minha barraca a beira da estrada lá pelos caminhos da Alcântara”, disse. Costumo dizer que nós não temos mais colônia por aqui, temos sítios rurais copiando “modelitos” da Itália, estão se dando muito bem, o que contribui para levar a colônia qualidade de vida. Tome-se como exemplo maior a Cooperativa Aurora, que, ao que sei, distribui 30% do lucro obtido em seus balanços anuais. Isso faz com que morar na zona rural hoje seja uma benção, não um gravame com problemas sociais. Temos o problema de não ter mão de obra suficiente, isso existe na Itália também, mas vemos muitos filhos do interior virarem empreendedores, criando uma sustentabilidade familiar saudável e progressista.

Na foto, o Secretário de Cultura, Evandro Soares; os pais de Julia, Pedro e Maristela De Bortoli Pasquali; o prefeito Diogo Siqueira; Leonora Arioli Michelon; Julia Pasquali; Elaine Michelon e Luciane Almeida.

A palavra do prefeito

O Prefeito Diogo Siqueira foi o porta voz da comunidade. Quando o Prefeito fala parece que ele é um familiar de todos nós, não tem grande arroubos de oratória, nem dá uma exata ideia da dimensão de sua atuação e onde quer chegar, no entanto, em meio as palavras simples sempre se pesca coisas importantes. Ele disse que a história de vida exemplar dos líderes de Bento, feito Moysés, tem que ser perpetuada. Disse bem o prefeito, no entanto deve partir dele, a iniciativa de instituir o MUSEU DA IMAGEM E SOM, onde ficariam, registrados, para pesquisa e saber, a vida e obra de nossos líderes. Muitos grandes líderes se foram e não ficou nada registrado para a posterioridade. A seguir assim, no futuro, o Prefeito será apenas mais um nome da história de Bento, simplesmente assim. O que ele fez e, a importância do que ele fez, se não for registrada em livro ou em depoimentos e flagrantes, pouco saberão a respeito as gerações futuras. Anos atrás o Prefeito de então Guilherme Pasin, declarou, no CIC: “não podem me cobrar saber da Fenavinho, sou de uma geração recente, não vivi a festa”. No entanto, se o Prefeito quisesse poderia saber, era só pesquisar, ou fazer um livro sobre a história da festa, como sabiamente o CIC está fazendo, ou ter instituído o MUSEU onde, certamente, tudo o que o Prefeito deveria saber sobre a Fenavinho estaria lá registrado. Quantos líderes vão ainda morrer sem que tenham registrado, em algum lugar, o seu legado de realizações? Querem um exemplo? Sentem ao lado de Dolmires Lunardi, o MENIN, ele sabe tudo sobre a história de Bento, “sabe até o número da carteira de identidade de uma liderança que tenha nascido em 1910, na Rua Saldanha Marinho”. Ou, sentem no lado de Itacyr Giacomello, ouçam e depois me digam. E me digam também onde vai ficar registrado, para a posterioridade, todo esse saber. Querem mais? Cheguem até a sala de reuniões do CIC em cuja galeria de ex-Presidentes estão as fotos dos Presidentes da Entidade. E me digam quem são ou o que fizeram, certamente não vão saber. Mas se tivéssemos… Façam mais, vão até o Salão Nobre da Prefeitura, vejam a galeria de ex- Prefeitos e tentem decifrar a vida e obra de cada um na gestão municipal, e, se não souberem, esqueçam, não temos isso registrado no…! Tem mais, um detalhe naquela galeria de ex-Prefeitos, colocaram a foto de Guilherme Pasin lá embaixo, quase junto ao chão. Por favor, corrijam isso!

Denominações de vias públicas

Estádio Montanha dos Vinhedos, por favor, quem construiu aquele estádio foi Darcy Poza, foi trabalho pessoal dele, com verbas trazidas do Governo Federal. E ficava lá no fim do mundo! Hoje, é no prospero Bairro São João. Aquele estádio deveria ser denominado DARCY POZZA, um dia questionei o Deputado Darcy, disse a ele “pô Darcy, trazer dinheiro para construir um estádio”? Ele me respondeu, “a verba está lá, se eu não trouxer pra cá, vai para o Nordeste”. Se tinha coisa que eu aprendi a respeitar no Darcy era sua inteligência superior e visão de futuro. Um dia eu o encontrei no “ponto de encontro” do Centro em frente ao Clube Aliança. Estava passando e ouvi dele “estão construindo um Carandiru”. Parei e disse, “do que tu está falando Darcy”? Do tal “Residencial Novo Futuro”. “Mas porque essa opinião”? Indaguei. Resposta dele: “porque jamais se constrói moradias para famílias humildes em prédios verticais, mas sim em horizontais”, e justificou: “vamos ter lá problemas sociais acumulados e constantes, dificuldades de recolhimento de lixo, de acesso da polícia, essas coisas”. Ele estava preconizado, e com razão, o momento atual. Este problema de moradia a famílias de baixa renda está sendo resolvido com lançamento, lá pelas bandas do Santa Helena, de seis loteamentos, dotados de toda infraestrutura, como deve ser. Voltando, às denominações, quando passo pela Alameda Fenavinho penso que tendo sido testemunha de tudo o que se passou, desde a compra da área do Parque, com o aval pessoal do Dr. Ervalino Bozetto e pagamento do Prefeito Milton Rosa, desde a construção do primeiro Pavilhão, pelo primeiro Presidente Moysés Michelon, vendo tanto empenho, tanto sacrifício do Moysés, de quem eu era auxiliar, me questiono porque não ALAMEDA MOYSÉS MICHELON, ou ERVALINO BOZETTO, ou MILTON ROSA? Porque cada pavilhão não tributa méritos com denominação específica com o nome de quem lutou tanto, para que tenhamos tanto? Deram a denominação de uma casa na Via Del Vino de Moysés Michelon. E, o Ginásio de Esportes de DARCY POZZA, tudo bem, foi ele que construiu mas, convenhamos é muito pouco. Prefeito Diogo, o Senhor tem o compromisso de mudar Bento, festeje menos os balões, aproveitando o Halloween, quero lhe dizer que o povo não quer doces, quer travessuras. Faça travessuras!

Curtas

• Clóvis Tramontina lançou sua Biografia em livro de 347 páginas, sua história e de sua família é rica em realizações e o desenvolvimento de Carlos Barbosa tem muito a ver com ela. Adquira pelo site: www.editorage.com.br

• Vão voltar, na semana que vem, as aulas presenciais em todas as escolas. Nas escolas públicas imaginem a bagunça que deve estar depois de dois anos de abandono. Limpeza, organização, reformas, tudo para colocar em dia. E, o pior, o estado do abandono emocional das crianças e jovens, um prejuízo incalculável.

• A Petrobrás divulgou o lucro do trimestre, 31.,1 bilhões, no entanto isso não significa muito ou nada pois os combustíveis estão atrelados ao dólar e este está nas alturas. Pessoa com quem me comuniquei e que tem amigos no México, nos EUA, na Europa, foi informado que a situação da economia por lá está igual aqui, estamos sofrendo uma crise internacional. Os acionistas da Petrobrás voltaram a receber dividendos, o que não deixa de ser uma boa notícia.

• Com as privatizações os cofres do Governo do Estado estão bem abastecidos, A última foi a da SULGÁS. A bolada mesmo vai vir com a CORSAN.

• Pesquisa revela perfil do consumidor brasileiro de vinhos. Brasileiro toma qualquer vinho, desde que seja vinho. Está se educando a respeito, enquanto isso não ocorrer, não tem perfil. Na minha modesta opinião.

• A SERRA vai ter um crematório para animais que vai estar localizado em Flores da Cunha.

• Associação Brasileira de Enologia elegeu o enólogo uruguaio Alejandro Alberto Cardozo Repetti, como o ENÓLOGO DO ANO. Ele é considerado “o mago do espumante sul-americano” e presta serviço a 20 vinícolas. Como era de se esperar, a ABE expande suas fronteiras em busca do ENÓLOGO DO ANO.

• Prefeito Pasin não perde tempo, fez uma Live lá do Cristo Redentor de Encantado. Vai que vai!

• Taxa de desemprego no país caiu de 14,6% para 13,2%. Que bom! Salve o empreendedorismo!

• Juarez Piva, grande referência em liderança empresarial, defende que as empresas tem que aprofundar na INOVAÇÃO.

• No encontro da LIDE, Prefeito Diogo Siqueira disse que está fazendo o simples com excelência. E anunciou que grandes obras vem por aí na área de lazer e turismo. Já fui iludido por esse tipo de comunicação. Tomara que não aconteça de novo!

• Governo do estado deve, para a União, 70 bilhões de reais. Sabem quando vai pagar? No dia de “são nunca” a não ser que a dívida seja compensada ou perdoada, o que é improvável.