Super Idosos

Segundo os conceitos modernos, CARDIOLOGISTAS estão propondo a constituição de SUPER IDOSOS. Neste sentido estão orientando que os idosos cultivem o hábito da musculação e pilates, alternados, e duas vezes por semana façam caminhadas, durmam bem, consumam amendoim e nozes, frutas, legumes e verduras, controlem pressão arterial, como fundamentos para saúde e bem-estar que levam à longevidade. Já o escritor GABRIEL GARCIA MÁRQUEZ, sustenta que O SEGREDO DE UMA BOA VELHICE É SIMPLESMENTE UM PACTO HONROSO COM A SOLIDÃO. Estar em paz de espírito, penso eu, interpretando o significado.

Evolução do Comércio

É repentina e impressionante a evolução do comércio de Bento, especialmente nos bairros. Aluguéis mais em conta, disposição de mobilidade da população e facilidade no estacionamento estão sendo primordiais. Vende mais quem está dando, também, facilidades ao consumidor. Por outro lado, a qualidade dos produtos e a modernidade das instalações impacta. Esta semana fui ver de perto as instalações da ORTAFRUTTI, do visionário empresário EDSON FELIX, que com seus irmãos, RENAN e RODRIGO, são lideranças identificadas com a modernidade que o mundo atual determina, somando muitos pontos em torno da qualidade de vida de quem está aceitando a proposta.

Sobre Vinhos

O VALLE d’AOSTA, uma das principais maravilhas da Itália, sediou concurso denominado MONDIAL DES VINS EXTRÊMES, edição 2023. O Brasil teve 13 rótulos premiados entre brancos, tintos e espumantes. O concurso é inusitado porque avalia vinhos produzidos em áreas caracterizadas pela viticultura heroica. Dos 863 vinhos inscritos, de 319 adegas de 26 países, 284 foram selecionados por 45 degustadores internacionais. No júri estavam dois enólogos brasileiros, representando a Associação Brasileira de Enologia, André Peres Junior e o nosso legendário Dirceu Scottá. Vinhos de SÃO JOAQUIM, SANTA CATARINA, estão entre os 13 melhores vinhos brasileiros, revelou o concurso. Que diversidade e notoriedade está assumindo a vitivinicultura brasileira! Em Bento, a vitivinicultura perdeu espaço, mas não perdeu a alma. Falando em vinhos, a queridinha FAMÍLIA GEISSE, tem agora, também, a ENÓLOGA DO ANO, VANESSA STEFANI.

Na França, vitivinicultores destruíram, recentemente, cargas de vinhos espanhóis em protestos pela importação. Na fronteira do Brasil com a Argentina, carga de caminhão com três mil garrafas de vinhos que iam, contrabandeadas, para Santa Catarina (terra dos vinhos premiados), foi apreendida pela Polícia Federal. Em Bento, um tal de MOSQUITA MUERTA, prolifera por aí como um dos nossos “bem amados” importados.

Em outro concurso, de Vinhos e Destilados do Brasil, a SALTON, com seu BRUT CHARDONNAY, TREBIANO, PROSSECO e SALTON OURO BRUT CHARDONNAY, PINOT e RIESLING, ganhou duas medalhas. E a CASA BUCCO, ganhou medalhas com as cachaças Casa Bucco Extra Premium 5 anos e Casa Bucco Extra Premium 6 anos. Entre vinhos e destilados o RS teve 289 inscritos.

Tour pelo Festival da Agroindústria

No sábado que passou, à tarde, circulei pelo 1º FESTIVAL DAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES DE BENTO. De cara, “no mesmo banco, na mesma praça”, encontrei GEADA (Antônio Carlos Carli), ex craque de futebol (Juvenil – Esportivo), radialista e jornalista esportivo, “um dos últimos frequentadores da VIA DEL VINO, dos tempos em que por lá só se bebia UÍSQUE, SAMBA, CUBA LIBRE e, de vez em quando, se dava lugar ao vinho”. Logo depois, um velho amigo do CONCEIÇÃO, torcedor dos meus tempos de Esportivo. Ele recordou passagens que nem eu mesmo lembrava. Perguntado como ia a vida, ele disse de suas dificuldades de saúde e emprego. Tirou a camisa, e me mostrou as costas, tinha marcas de uma cirurgia que abriu do pescoço a base da coluna, e ele tinha mais uma marca de cirurgia no peito. Coisa incrível, tinha uma clarividência, uma mente brilhante, saí impressionado após um abraço fraterno. Depois, fui em busca das minhas compotas preferidas, as de pêssego. Não encontrei, acabei comprando duas de figo e duas de abóbora. Os figos estavam mergulhados numa calda espessa e escura e a abóbora era “picadinho de abóbora”. Nem cheguei nos biscoitos e derivados de farináceos. Encontrei o secretário Volnei Cristófoli, organizador, manifestei minha satisfação pelo evento, defendo muito essas iniciativas, e “fiz estrada”. No dia seguinte soube que tinha a venda por lá uma geleia de pimenta, que está entre as minhas geleias preferidas. Onde quer que eu vá, as feiras me atraem.

A presidente Leila

Há poucos dias, a presidente do PALMEIRAS, LEILA PEREIRA, uma das cinco mulheres mais ricas do país, quase apanha das torcidas organizadas do clube, insatisfeitos com os resultados. Os torcedores acusaram a presidente, inclusive, de monopolizar o patrocínio das camisas do VERDÃO, através da CREFISA, da qual é dona. Ela foi para o debate, na televisão e redes sociais, e enfrentou a parada. “Arrumem outro patrocinador, eu tiro a CREFISA, sentenciou”. Semana depois, o marido dela anunciou que a CREFISA iria patrocinar outro clube, concorrente do Palmeiras, “atendendo desejo da torcida”. Foi o que bastou para a paz voltar e o Palmeiras voltar a ganhar. Quando eu era presidente do Esportivo, até então o patrocinador do CLUBE era a TRANSALEX, única e exclusiva. A empresa havia desistido de patrocinar ano antes, aí tive uma ideia: vamos dividir o patrocínio em cotas, 15 cotas de 2 mil reais, enchi a camisa de logotipos de empresas. Assim, se uma desistisse, era fácil substituir, o que não acontecia com um patrocinador Master. O presidente da Federação Gaúcha de Futebol me intimou a retirar os patrocínios, o desafiei a me mostrar onde isso era proibido, ele se calou. O Esportivo, no Brasil, quem sabe no mundo, foi o primeiro a colocar vários patrocinadores na camisa, hoje prática habitual. Tão habitual que, em determinado momento, apareceu o logotipo de um restaurante na bunda do calção dos atletas do Esportivo. “Entrei em campo” imediatamente junto a direção do Restaurante argumentando: “assim não né, não vou mais almoçar aí, cada vez que eu for vou me lembrar da bunda de jogador”. Dias depois “tiraram o patrocínio da bunda dos atletas”. “Nem tanto ao mar, nem tanto a terra”.

Curtas e Poderosas

  • BENTO GONÇALVES, está classificada entre as cidades mais bonitas do Brasil. Mas, também, é só. Não estamos entre as cidades mais desenvolvidas, não estamos entre as cidades de melhor qualidade de vida, e não temos empresas de Bento entre as 80 melhores, de pequeno, médio e grande porte, para se trabalhar no RS. Simples constatações, vale lembrar que já tivemos quase tudo isso.
  • O valor de mercado do FRUPO SEARA – SWIFT – FRIBOI, é de 61 bilhões de reais. Seu lucro anual é em torno de 20 bilhões. Os donos da JBS são os irmãos Joesley e Wesley Batista, dizem que LULA também é um dos donos. O BNDES é dono de 23,9% das ações. A Antiga FRINAL, de Garibaldi, agora é JBS.
  • Beleza os encantos da PRAÇA CÉU, no bairro OURO VERDE. LAZER, EVENTOS e MÚSICA AO VIVO. Socialização e qualidade de vida, derivativos da inclusão social.
  • Caxias do Sul passou a ter voos diretos, aos sábados, para Florianópolis, com decolagem às 09:10 horas.
  • O PAPA disse que exclusão, pela ITÁLIA, imposta pelo governo italiano aos imigrantes, é “repugnante”. O Pontífice não ofereceu o VATICANO para compartilhar a “hospedagem” dos imigrantes. Estes, tanto na Itália quanto na França, “roubam” trabalho e, como a maioria não trabalha, geram inflação. São afirmações ouvidas por lá.
  • GRAMADO lidera entre as 15 cidades mais ricas. O patrimônio médio é de 950 mil reais por pessoa. BENTO não está na lista.
  • A ITÁLIA, seguida pela GRÉCIA e ESPANHA, tem as melhores cozinhas (comidas) do mundo. O Brasil está em 12º lugar, a Argentina em 18º. O Peru, de cuja culinária falam maravilhas, está em 10º lugar.