Ações necessárias

É básico: quando se viaja, se visita, fundamentalmente, o Centro Histórico, as Igrejas, os Parques e os Museus. Atrações que molduram isso tudo são a gastronomia e o lazer. Tudo tem que comportar, inclusive, um ingrediente básico: motivar e atrair as crianças. Olhando as coisas por todo esse contexto, Bento está longe ainda de ter uma infraestrutura turística adequada. Não temos mais Centro Histórico, nossas Igrejas andam fechadas, não temos ciclovia, nos falta ainda asfalto pelo interior, não temos atrações para as crianças, nosso museu é minimalista, nosso acesso a cidade é patético, deveria ser esplendoroso, e, parques públicos (quem não os visita?) nos resta festejar a beleza da área verde da FERVI. Estive lá nesta terça-feira, em dia útil, gente caminhando, um ou dois ciclistas, dois skatistas emoldurando o cenário. A população adotou como parque mas não é Parque. Banheiros? Bares? Locais de descanso? De alimentação? Água? Deixemos assim, aquela área é de uma Entidade Educacional Pública de Direito Privado. Estamos usufruindo mas, não é o que a população, mormente jovens, crianças e turistas querem. Já tínhamos o nosso Parque Público, o da FENAVINHO. Churrasqueiras, área de lazer, Parque infantil, Casa do Agricultor, Restaurante bombando. Há muito tempo cheguei a contar, em determinada ocasião, 24 ônibus de turistas ali estacionados. Depois que o Parque saiu dos domínios da municipalidade para a Fundaparque, deixou de ser Parque Público para ser Parque de Eventos. Precisamos resgatar o nosso parque para isso precisamos de investimentos públicos. Sobre isso, diga-se, fosse eu o Prefeito, declarava de utilidade pública para fins de desapropriação por interesse social, as áreas verdes adjacentes ao parque, faria o mesmo com aquele pulmão verde inestimável que tem ali no Santa Marta. Por enquanto, contentemo-nos com a FERVI, cujo patrimônio existe graças a ação obstinada em favor da instituição e da educação do Professor Loreno Dal Sasso. Diga-se, sobre isso, que ele conseguiu, inclusive, do então meu Prefeito Sady Fialho, a desapropriação, em favor da Fervi, de uma área de terras de 8 hectares, medidas desapropriantes que eu levei a efeito na condição de Secretário de Governo.

A UCS regional

O termo de comodato do imóvel da FERVI para a UCS sempre foi polêmico na hora da renovação. Não seria tanto se a UCS compensasse, no decorrer de sua atuação, com ações comunitárias na área da cultura e artística. E isto está acontecendo nos últimos tempos, está surgindo uma nova UCS. Uma de suas ações comunitárias meritórias em favor de Bento, talvez a mais significativa, foi esta de possibilitar que mais 200 alunos Da Escola Municipal de Tempo Integral São Roque possam ser matriculados e serem instruídos usando as dependências da UCS em tempo integral, com alimentação e também usufruindo dos avanços técnicos da instituição. O Prefeito Diogo e a Primeira Dama Claudia, lutaram muito para conseguir essa benesse por parte da UCS. O projeto do Prefeito impressionou o Reitor Evaldo Kuiava, o Sub-Reitor UCS-BENTO Odacir Graciolli e o Presidente da FERVI, Nestor Caon. Ao se manifestarem no ato de lançamento do convênio, Reitor, Sub-Reitor e Presidente da FERVI, disseram do contentamento pelo convênio, pela união de esforços, pela contribuição que ele trará inclusive para a qualificação dos alunos. “As empresas precisam pessoas qualificadas no mercado de trabalho e temos poucas pessoas qualificadas, devemos nos empenhar para minimizar ao máximo esse problema”, disse o Reitor. A UCS e a FERVI estão bem servidos de lideranças educacionais. São simples, bem formatadas intelectualmente, de amplo conhecimento, cordiais e acessíveis. Nossa Secretária de Educação Adriane Zorzi, é determinada, entusiasmante. O Prefeito Diogo não estava presente, foi atrás dos convênios na área do turismo e na visita do Governador. Ao se pronunciar disse a primeira Dama Claudia, representando o Prefeito, que “nem todos os assuntos da Prefeitura a gente leva pra casa e debate, mas este convênio era uma obstinação do Prefeito e minha, uma conquista importante na nossa gestão, debatida exaustivamente inclusive no lar”. Concluindo, pensem nessas 200 crianças que vão ter um ensino qualificado, em turno integral, com alimentação, bom demais, parabéns Prefeito, UCS, FERVI.

A visita do governador

Gosto muito da maneira com que o GOVERNADOR LEITE faz política, o que não quer dizer, me entendam, que eu estou dizendo que faz um bom governo, isso não me compete. Mas, vejam bem, tem convicções, é um democrata, conduz seu relacionamento com a Assembleia com cordialidade e respeito obtendo a aprovação de seus projetos, tem bom trânsito junto aos Prefeitos, e tem honestidade de propósitos. LEITE encarou Bento assim: estradas? Vamos dar um trato e deixar para as concessões. Saúde? Vamos pagar o que devemos, como de fato pagou. Turismo? Precisamos incrementar o que Bento tem de precioso, não se concebe a ausência da ligação asfáltica total entre o Vale Aurora e Faria Lemos, então se concebe a falta de ligação asfáltica, que também interessa a Bento, Santa Tereza, Monte Belo, Muçum, Encantado, Roca Sales, Estrela, etc… Em direção a isso, fez convênios, estabeleceu verbas e veio fazer um brinde a isso tudo nesta terça-feira. Sem alardes, mas cercado de clicks fotográficos e “dindos das crianças”, colheu uva, comeu uva, vestiu chapéu de vinhateiro e abriu a Vindima sem festerê, tudo no ESTILO LEITE DE SER.

E agora, como vai ser?

O Governador não é candidato a reeleição, assim, o patrimônio político que acumulou deverá ser transferido ao candidato de seu partido que tem duas correntes e mais de 4 “candidatos a candidato”. LEITE lava as mãos, o partido que decida mas, fez um porém: gostaria que PSDB e MDB estivessem juntos, porque ele sabe que apesar do entusiasmo que diz existente em torno de seu Governo, PSDB sozinho não elege seu sucessor e o MDB sem o PSDB não vai ter vida fácil diante das candidaturas de HEINZE e ONIX. Se este cenário estadual é complicado, venham pra Bento e raciocinem: o Prefeito Diogo e o Governador são PSDB. O PSDB de Bento está coligado com o PP de Bento. PSDB e PP terão candidato próprio a Governador, a possibilidade de se unirem é zero. Ex-Prefeito PASIN, que “arrastava assas” pro lado de LEITE foi chamado a autoria, pela direção de seu partido e candidato a Governador HEINZE. “Escuta aqui meu, ou vem prá cá, ou desocupa a moita (troca de partido)”, o Leite é adversário político ferrenho. E Pasin, que gravitava, agora é HEINZE FUTEBOL CLUBE, fortaleceu sua posição e sua candidatura. Aí então teremos, presumo, o Prefeito Diogo fazendo campanha para o candidato de LEITE e PSDB, e seu Vice, Secretários e Pasin, do PP, fazendo campanha pro HEINZE. Como se isso não bastasse, o Vice de Pasin, Aido José Bertuol, que é do PSDB, é candidato a Deputado Federal fazendo dobradinha com PASIN. Por essas e por outras que eu entendo e sempre disse que as coligações são o grande mal político do Brasil, taí a prova. O que fará Diogo com seu Vice hiperativo Amarildo que vai, certamente, fazer campanha para o HEINZE? E qual será a postura de DIOGO em relação a seu futuro “adversário” político PASIN? Se DIOGO apoiar Pasin estará tirando votos de seu partido o PSDB. O que eu presumo é que, até o momento, a única coisa que essa turma da politica fez foi consultar seus respectivos Pai de Santo, para saber, como encarrar a questão da maneira ética, menos dolorida, menos traumática e no interesse de Bento.

Curtas e poderosas

• Um americano de 57 anos, com doença terminal do coração, recebeu o transplante de um coração de PORCO, o primeiro da história. Até o momento em que você lia esta coluna o paciente passava bem.
• Em 2021 o café subiu 50,2%, o açúcar 47,8% e o frango 29,8%, o arroz 16,88%. Não é justo!
• O filho Arthur, de 2 anos, do Delegado de Polícia de Macapá, no Amapá, engoliu uma tampinha de garrafa pet, numa desatenção do pai que estava preparando o almoço. Vendo que a criança estava quieta o pai viu que não respirava, não sabia o que estava acontecendo muito menos o que fazer. Correu para a unidade de saúde mais próxima, o médico atendeu e resolveu chamar o SAMU que descobriu o que estava acontecendo, retirou a tampa, mas já era tarde, a criança havia morrido. Neste veraneio duas crianças morreram afogadas em piscinas, no litoral. FATALIDADES?
• A cada 30 minutos uma mulher é vitima de agressões no RS, estatística levantada de janeiro a novembro de 2021. Acrescentaria mais 30% nesta estatística daquelas mulheres que sofrem caladas com medo de denunciar.
• Depois de ter construído um Hospital Veterinário Comunitário em Porto Alegre, em prédio de 8 andares, o empresário Alexandre Grendene construiu um novo prédio anexo ao Complexo Hospitalar Santa Casa. Terá 15 andares e ficará pronto em 2022 atendendo emergências via SUS. Mérito!
• Um morador de San Miguel de Tucuman, Argentina, ofereceu seu único bem, uma moto, em troca de devolverem seu cachorro MAX que, num descuido, acabou fugindo de casa. E tem gente que maltrata os bichinhos!
• Ainda sobre os porquinhos. Além de doadores de coração, viraram artistas. O porco “PIGCASSO” pinta quadros com a boca e já teve obra vendida por 150 mil reais. Isso na África do Sul. Tá passando a época dos porquinhos virarem torresmo?