UM BRINDE A ARTE

A casa foi construída em 1890, a localização é em São Paulo, os móveis contemplam histórias, o cenário resplandece com fidelidade e autenticidade nossa tradição italiana. No grande porão, que era uma cantina, outro cenário encantador constituído com muito cuidado, nos seus detalhes e significação. É confortável e prazeroso estar ali, recepções são levadas a efeito, turistas são muito bem recebidos, há um encantamento. Foi ali que a Associação dos Artistas Plásticos de Bento promoveu uma confraternização que reuniu inclusive padrinhos da Entidade. Pilotando a cozinha o Mestre GENOR que nos serviu um ossobuco com polenta, acompanhados de uma salada de radici com cebola, “delícias de amor sem fim”. Na recepção dos convidados a esposa IVETE, companheira de ideias e realizações, com seu entusiasmo e amor pelas coisas que faz e “bem feitas”, diga-se. Presenças de artistas plásticos lideradas pela Presidente da AAPLASG, Neiva Poletto, e de padrinhos da Entidade, eu, Paulo Caleffi e Rudimar Zini. Os padrinhos foram surpreendidos com homenagens: MENSAGEM, DIPLOMA e MIMO. Brotaram palavras de significado e entusiasmo, há muito por fazer em torno da ARTE, há arestas a aparar em torno da Associação, mas o trabalho de valorização é abnegado e significativo. A Entidade ganhou um espaço na EXPOBENTO, vai expor, sustentabilidade e projeção é a palavra de ordem, vamos apoiar no que for possível, agradeço a homenagem.

Neiva Poletto, a Presidente e eu, na entrega do DIPLOMA DE PADRINHO, recebido também por Paulo Caleffi e Rudimar Zini

TENHA UM PET EM CASA

Segundo estudo realizado por clínica Médico-Psiquiátrica de Porto, Portugal, “ter animais de estimação melhora a saúde mental das pessoas, inclusive alivia dores repressivas, a Anedonia”. Revelaram também que os cães “proporcionam um benefício adicional por forçar os donos a atividades físicas”. No entanto, “a cura e os benefícios só aparecem em pessoas que apreciam os animais e tem tempo, atenção e dinheiro (para alimentação e veterinário) para gastar com eles”, afirmaram. O pesquisador Zhiqiang Feng da Universidade St. Andrews da Escócia disse que “possuir um cão rejuvenesce o dono em até 10 anos”. Estudo publicado na Mayo Clinic concluiu que “dormir com o cachorro no quarto pode melhorar o seu sono e o do Pet”.

Uma manifestação inequívoca de amor aos animais. O TOTI, no primeiro plano, está viajando na “primeira classe”. E o papagaio deve estar pensando “pô, que vida loca”!

FRENTE AMPLA

A ação é meritória. No entanto não seria hora de usar os materiais de limpeza para faxinar também este lixo que corre pela internet e pintar Bento de coisas só positivas?

CURTAS E PODEROSAS

• O Brasil precisará de 9,6 milhões de trabalhadores em ocupações industriais até 2025. A falta de mão de obra e qualificada já está se tornando “epidemia” no país. A FIERGS está oferecendo qualificação para desempregados, são mais de 1,5 mil vagas em cursos de qualificação profissional. Procure o SESI e SENAI.

• SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL decidiu que os pais não podem educar os filhos em casa sem matricular na escola. A lei inclusive determina o ensino presencial e faltas em taxas superiores a 50% o Colégio precisa comunicar a Justiça.

• Um caso de suspeita de violência sexual contra crianças e adolescentes é atendido por semana pelo Conselho Tutelar em Bento. Segundo a Delegada Deise Ruschel, da Delegacia de Atendimento a Mulher “é preciso unificar esforços para combater as agressões”. Há quantos anos estamos debatendo esta necessidade em Bento?

• De repente, passada a Epidemia, estamos cercados de Feiras por todos os lados. Nova Petrópolis espera 60 mil na TRICOFEST. Estamos sofrendo grande concorrência a nível regional e estadual, vamos fortalecer o nosso empenho em torno das nossas Feiras.

• Festa da Uva anunciou um prejuízo de 3,1 milhões, prefeito disse que esse prejuízo ele “tira de letra”. A SURDOLIMPIADAS, realizada em Caxias deixou um enorme saldo devedor, credores estão correndo atrás e os promotores pedem “paciência”. Por aqui? Bem, por aqui o problema é a FUNDAPARQUE e sua sustentabilidade necessária, ou, a sustentabilidade do parque e pavilhões, sem a FUNDAPARQUE.

• Um em cada 5 jovens brasileiros usa cigarros eletrônicos, proibidos no país. Na verdade é uma situação que se evidência no mundo inteiro. Os cheiros e sabores “encantam e atraem”, dizem os pesquisadores.

• O endividamento das famílias brasileiras bateu recorde em abril. 77,7% dos brasileiros estão endividados. Em 2010 28,6% das famílias estavam endividadas. “Se no pagaró io, pagará dio”?

• A VILA MONICA, em Gramado, vai abrir em Outubro, investimento é de 60 milhões, 11 mil metros de área, capacidade para duas mil pessoas, 200 empregos diretos. Por falar em Gramado os animais do ZOOLÓGICO tem comida especial de inverno e aquecimento. É particular e pertence a um médico. E, na concorrência pela privatização do ZOO de Sapucaia ninguém se habilitou.

• O Brasil pediu a Portugal o coração de Dom Pedro I que está lá guardado em formol numa Igreja ao norte da Cidade de Porto. O corpo do monarca está enterrado no Brasil. Portugal está com medo de que o Brasil não devolva?

Coração de Dom Pedro reservado em formol dentro de urna na igreja da Lapa, no Porto. Créditos: Reproudção/Youtube/Irmandade da Lapa

• Em Santa Cruz de Rio Pardo, São Paulo, um “azarado” roubou a Igreja do Padre Lancelloti. O que é que o Padre fez? Pegou o carro, perseguiu o ladrão e passou por cima dele, deu marcha ré e foi embora pedir perdão a Deus na Igreja. O larápio? Bem, tem que ligar para o Hospital para saber dele.

• Vejam esta de africano Biniam Girmay. Ciclista, ele participou do GIRO DA ITÁLIA. Ganhou a primeira etapa e, no podium, ao festejar, abriu um espumante. O que é que aconteceu com a rolha? Afundou o olho esquerdo dele fazendo com que desistisse da prova. Vou convidá-lo, quando recuperado, a vir a Bento aprender a abrir um espumante com sabre e, quem sabe, inaugurar a nossa ciclovia participando do GIRO DOS VINHEDOS.

• Incrível, os UCRANIANOS levaram 60 medalhas na SURDOLIMPIADAS realizada em Caxias. Deram banho inclusive nos Estado Unidos e França. Semana passada, Antonina Samoilova, que tem o pai e o irmão lutando contra a Rússia, ao atingir o alto do EVEREST, hasteou, em prantos, a bandeira da UCRÂNIA que continha a mensagem “APOIE A UCRÂNIA”. Eu apoio.

• O Prefeito de São Sebastião do Caí vai ao Governador, que é do mesmo partido dele, dizer que vai construir uma estrada alternativa para fugir do pedágio. Visionário, ele inclusive está dando força para consolidação do projeto de um empresário que quer implantar, no Vale, uma tirolesa de 2,5 quilômetro, carro chefe de um projeto de turismo que vai custar 10 milhões de reais. “Fui picado pelo mosquito azul do turismo”, disse o milionário empresário Petry Rauber.

• A TRAMONTINA inaugurou, na grande Recife, sua fábrica de porcelanas, que custou 400 milhões de reais. A razão da instalação da fábrica, que vai produzir 46 mil peças por dia e dar 350 empregos diretos? “Oportunidade de mercado”. No futuro, não muito distante, a meta é 1,35 milhões de peças por mês e emprego para mais de mil pessoas.