Reforço da Abimóvel

A Associação Brasileira da Indústria do Móvel (Abimóvel), em conjunto com outras entidades nacionais, realiza um trabalho intenso desde o agravamento da pandemia do coronavírus, mantendo conversas permanentes com o Governo Federal, em especial com os ministérios da Economia, da Infraestrutura, da Justiça e a Apex Brasil, direcionando esforços para  demandas macroeconômicas, medidas trabalhistas, linhas de crédito, maior prazo para pagamentos de impostos, desonerações,  simplificação e desburocratização, auxílio/apoio a folha de pagamento.

Medidas atendidas

Entre as reivindicações feitas pelo setor, inúmeras delas foram atendidas, com destaque para a prorrogação das parcelas de financiamento em até seis meses; desconto da parcela patronal do INSS durante os próximos 3 meses; a postergação do recolhimento do FGTS por até 90 dias; o aumento da liquidez através da política monetária via redução da taxa de recolhimento do compulsório; a abertura de créditos orçamentários extraordinários; a renovação automática por 90 dias das Certidões Negativas de Débitos que vençam no período em que as medidas contra a propagação do Coronavírus estejam vigentes; a flexibilização das regras de suspensão temporária do Contrato de Trabalho para afastar a necessidade de celebração de convenção ou acordo coletivo de trabalho bem como a obrigatoriedade do empregador de viabilizar curso de qualificação profissional; a manutenção da regra legal de que o empregador poderá conceder ao empregado ajuda compensatória mensal, sem natureza salarial, durante o período de suspensão.

Crédito: Divulgação

Medidas atendidas parcialmente

Algumas reivindicações feitas pelo setor empresarial foram atendidas de forma parcial pelo Governo Federal. Entre elas: mudança no prazo para pagamentos dos impostos federais para 90 dias – IPI, PIS, COFINS, INSS e FGTS; aumento/dilatação dos prazos dos contratos de Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) para 540 dias (o máximo hoje são 360 dias), dos contratos de Pré-Pagamento de Exportação (PPE) para 360 dias (hoje 180 dias) que estão vencendo; prorrogação por seis (06) meses nos vencimentos das parcelas das Notas de Crédito à Exportação (NCE); estímulo ao aumento da oferta de crédito ágil e de baixo custo para as empresas (atendida para micro e pequenas empresas); criação de linha de crédito automática de bancos públicos especificamente para o pagamento de impostos e obrigações acessórias cujo prazo de pagamento foi prorrogado ou não.

Medidas não atendidas

Diante de tantas reivindicações atendidas, a classe empresarial ainda pleiteia algumas demandas como aumento do percentual do crédito do Reintegra; aproveitamento integral do Crédito PIS/COFINS; ampliação da desoneração da Folha de Pagamento e IPI zero nos próximos três meses, pois o faturamento caiu drasticamente.

De Bento para o Brasil

A Malhas D’Dom está produzindo diariamente duas mil unidades de máscaras, ocupando parte de sua equipe e ajudando a abastecer o mercado no enfrentamento ao coronavírus. A empresa, fundada há 39 anos, destinou um grupo de 10 costureiras para a confecção de máscaras com TNT duplo, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. O material é vendido para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Crédito: Conceitocom Brasil, Divulgação

Lives do CIC/BG

A pandemia do coronavírus fez com que os tradicionais eventos das entidades fossem adiados e, muitos deles, cancelados. Mas a tecnologia permite a realização de atividades diferenciadas e até, porque não dizer, o alcance de um público que dificilmente participaria de algumas delas. É o exemplo das lives, que se tornaram, porque não dizer, a sensação do momento. O Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC/BG) está programando a realização da segunda transmissão, que desta vez deverá ser sobre Legislação Trabalhista. A primeira, tendo como tema “Inovação em tempos de crise”, com o membro do Conselho Superior da entidade e diretor da Comabe Jordano Zanesco e com o diretor da Área de Inovação e Tecnologia do CIC e comercial da Proamb, Vinícius Lavandoski Piva, foi um sucesso. Acompanhe no Facebook da entidade (CIC Bento Gonçalves) a programação. Parabéns ao CIC pela iniciativa!

Pesquisa de hábitos de consumo

Você sabia que os estabelecimentos que oferecem vantagens ou descontos para pagamento à vista são os preferidos por 50% dos consumidores? Esta conclusão foi tirada com base numa pesquisa com mil pessoas encomendada pelo Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico e apresentada pelo CIC/BG. Diversas entidades e associações empresariais fazem parte do Fórum, que debate por videoconferência, com o Poder Legislativo, ações para amenizar os efeitos da crise. Os entrevistados disseram, ainda, estarem pré-dispostos a consumirem alimentação, bebidas, saúde e educação com o novo cenário econômico. Porém, afirmaram que viagens, roupas e calçados, estética e beleza e bens duráveis ficarão para segundo plano.

Foto: Reprodução

FRASE:

“A nossa prioridade sempre será a vida das pessoas, mas o remédio não pode ser pior que a doença”. (Maristela Cusin Longhi, presidente da Abimóvel)