Bento é super

O Sindicato do Comércio Varejista – Sindilojas Regional Bento e o Sindijovem estão realizando uma ação de troca de máscaras personalizadas por alimentos e produtos de limpeza. Intitulada Bento é Super, a atividade visa envolver o comércio como ponto de coleta e conscientização acerca dos cuidados necessários para evitar o contágio pelo novo coronavírus. A ação foi apresentada na noite de ontem, em live transmitida pelo Facebook da entidade, capitaneada pelo presidente Daniel Amadio, com a participação do prefeito Guilherme Pasin, do secretário interino de Esportes e Desenvolvimento Social, Wagner Dalla Valle, e do secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto.

Doação de Leite

Cerca de 500 associados à Cooperativa Santa Clara se engajaram numa ação visando auxiliar os gaúchos em situação de vulnerabilidade social neste momento crítico de pandemia. Juntos, eles doaram 26 mil litros de leite, que foram entregues ao Banco de Alimentos do Estado. As doações dos produtores foram espontâneas. Os interessados em contribuir podem entrar em contato com o Departamento de Política Leiteira (DPL) de sua região, técnicos, vendedores externos, lojas da Cooperativa ou ainda pelo WhatsApp (54) 99704-6290.

Cenário da crise

A presidente da Abimóvel, Maristela Cusin Longhi, esteve reunida remotamente com o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, e com integrantes do Ministério da Economia no fim da última semana, oportunidade em que foi discutido o cenário atual da crise, as medidas de acesso ao crédito, ajustes em determinadas ações e o Plano de Retomada. O Presidente do Banco Central fez uma avaliação da repercussão mundial da pandemia, da retomada de alguns países e mercados, do início da crise no Brasil, dos primeiros impactos e medidas, da necessidade de atuarem rapidamente, do monitoramento e dos contatos mantidos com os setores e mercados – mundiais e local, e de como estão estudando/avaliando as medidas que o país deverá adotar para a retomada imediata. Reiterou a preocupação diante do cenário vivido e das medidas que ainda precisarão ser adotadas em decorrência da reação da economia. Conforme Maristela, as equipes técnicas continuarão trabalhando no levantamento e encaminhamento dos dados dos setores envolvidos. Nova reunião foi agendada pela Abimóvel para esta semana com a equipe econômica dando continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido.

As condições das estradas

Agricultores que se deslocam por estradas secundárias do interior de Bento Gonçalves, mais especificamente dos distritos de Tuiuty e Faria Lemos, estão com dificuldades de escoamento da safra de frutas cítricas e hortaliças devido à condição das vias. Entre as localidades prejudicadas estão São Luiz das Antas, Buratti e Linha Paulina. Durante o período de seca, os problemas são poeira e buracos. Após a chuva, caminhões já ficaram empenhados e precisaram ser rebocados devido à grande quantidade de barro.

Inauguração adiada

Assim como todos os grandes eventos marcados para o primeiro semestre de 2020, a inauguração da nova sede da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS)/Sesc/Senac, agendada para 29 de junho, foi adiada. Ainda não há nova data para a festividade.