Embora com percentual ainda muito pequeno, menos de 1%, a colheita da soja já foi iniciada no Rio Grande do Sul e deve se acentuar a partir de agora, destaca o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nos últimos dias. Na Região das Missões, em municípios como São Paulo das Missões, foram colhidas as primeiras lavouras do cedo, com produtividade de 50 sacas por hectare, e no Alto Uruguai a colheita do grão nas áreas com cultivares mais precoce e plantio mais do cedo também já começou.

As condições meteorológicas têm sido favoráveis às lavouras da oleaginosa do estado. A maior parte das plantações está nos estágios de florescimento e formação do grão (80%) e as chuvas regulares, intercaladas com períodos de sol, contribuíram com o desenvolvimento das plantações, que segundo os técnicos da instituição, é vigoroso.

Nas Unidades de Referências Técnicas, o monitoramento de pragas continua registrando baixa pressão de lagartas e percevejos, mas ainda assim os agricultores estão tratando, principalmente, o controle de percevejos, já que a praga começa a ser problema na fase de formação de vagens e os produtores não querem correr o risco de possíveis perdas, explicam os extensionistas.

A comercialização do grão continua lenta, com compradores cautelosos e os produtores com foco na lavoura e na colheita que inicia. Em relação aos preços a tendência ainda é a mesma das últimas semanas, de pequena queda, o valor médio da saca de 60 kg do produto nesta semana foi de R$ 72,66, 1,12% menor em relação à anterior.

Informações do Governo do Estado.