Solidariedade. Esse é o sentimento que une um grupo de senhoras que formam o Clube de Mães da Escola Estadual Mestre Santa Bárbara, que no mês de abril completou 30 anos de existência.

Durante os encontros, que ocorrem todas as quartas-feiras à tarde, em uma ampla sala dentro da própria escola, quinze senhoras realizam trabalhos artesanais, que depois de prontos, são vendidos por conta de cada uma. Todo dinheiro arrecadado fica à disposição da escola, para ser usado conforme as necessidades do momento. “Já fizemos boas contribuições, com coisas que estavam precisando. Uniforme para os alunos, livros, proporcionamos uma viagem para uma aluna que estava participando de um concurso de caratê e foi representando a escola, ajudamos um professor doente que precisava de remédios”, lembra a Coordenadora do Clube, Lourdes Beal.

Orgulhosa do trabalho que confeccionam, dona Lourdes afirma que hoje em dia, não é todo mundo que faz crochês grandes e com pintura manual. “Bandejeiras, guardanapos, aventais, panos de prato, toalhas de rosto e jogos de toalhas. Todos bem caprichados, feito pelas mãos habilidosas de nossas avós, de 60, 70, 80 e quase 90 anos, participantes do nosso grupo”, afirma Lourdes.

Trabalho confeccionado pelas integrantes

Todo material utilizado para o trabalho é adquirido pelas próprias integrantes. E, embora seja feito com todo primor, as vendas reduziram, de acordo com Lourdes. “A gente se preocupa também com isso. Houve anos em que a gente vendia muito mais material, todo contexto social da crise também nos afeta e está mais difícil”, relata.

Em cada encontro, uma delas é responsável por levar o lanche que vão partilhar. Embora não haja obrigatoriedade e nem horário definido para os encontros, as participantes relavam ansiedade pela chegada da quarta-feira. É o caso de Lenira Pagot, presidente do Clube e participante desde seu surgimento. “São encontros divertidos e agradáveis. Faz muito bem para a gente também. É uma turma muito boa, nunca tem discórdia, a gente nunca criou problemas, todo mundo se diverte, passamos horas boas e depois vamos embora”, conta Lenira.

Dentre as participantes, nenhuma mais tem filho ou neto na escola, mas participam para ajudar o colégio. A diretora da escola, Margarida Mendes Protto, sabe a diferença que faz ter um Clube de Mães tão ativo dentro da escola, que atualmente conta com pouco mais de mil alunos. “Agora como estamos fazendo a reforma da rede elétrica, elas nos ofereceram um ar condicionado para uma sala de aula, então elas estão sempre a nossa disposição e é maravilhoso. Faz diferença. Elas são bem parceiras, participativas”, destaca Margarida.

A longevidade do Clube, de acordo com Lourdes, se deve a um conjunto de fatores, dentre eles, a disposição das mães, a boa organização e administração. “E principalmente pela amizade, carinho, respeito de cada uma com a outra e na alegria de se encontrar e se doar ao outro, sem esperar recompensa. Para perpetuar ano após ano, realizamos dois almoços de confraternização durante o ano, amigo secreto, sorteio de brindes e outros”, finaliza.