Abertura contou com grandes jogos pela primeira fase, já definindo os primeiros classificados

No domingo, 3 de setembro, Bento Gonçalves contou com o início do Citadino de Vôlei, em confrontos que já definiram os primeiros classificados às fases finais da competição. Todos os jogos foram realizados no Ginásio Municipal Darcy Pozza. Neste ano, o torneio contará com uma novidade, a competição será disputada por seis equipes no naipe masculino e quatro no feminino.

O formato da competição funciona da seguinte forma, no masculino, os seis times inscritos estão divididos em dois grupos de três equipes. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam à semifinal.

Já na categoria feminina, as quatro equipes participantes se enfrentam no formato todos contra todos. Os dois primeiros colocados decidem o título do Citadino de Vôlei.

Na categoria masculina, o grupo A já está definido. A AABB disputou duas partidas e ganhou as duas. O primeiro confronto foi contra o P&C, onde saiu vitorioso por 2 sets a 0. Já no segundo jogo, enfrentou o Bento Vôlei, conquistando a vitória por 2 sets a 0, garantindo assim a vaga para a próxima fase. O outro classificado foi o Bento Vôlei que disputou duas partidas, ganhando apenas uma, sendo ela contra o P&C por 2 sets a 0 e perdendo para a AABB. Assim, as duas equipes avançam de fase, enquanto o P&C vai disputar o 5º lugar da competição. No grupo B ainda restam dois jogos a serem realizados, os quais ocorreram durante a semana, onde foi disputada somente uma partida com o Matrix ganhando de 2 sets a 0 do Reni Esportes.

No feminino, o Serra Vôlei garantiu a sua vaga à final, ganhando do Reni Esportes por 2 sets a 1 e do Bento Vôlei por 2 sets a 0. A segunda vaga será disputada entre ASGE, Reni Esportes e Bento Vôlei, que entram em quadra no meio da semana para fechar a primeira fase.
As fases finais ocorrem no dia 24 de setembro, quando serão conhecidos os campeões de mais uma edição da competição municipal.