A etapa regional da 50ª Ciranda Cultural de Prendas e o 32º Entrevero Cultural de Peões da 11ª Região Tradicionalista, iniciam no próximo sábado, 22, em Garibaldi. A atividades serão realizadas no Parque da Fenachamp e no CTG Sentinela da Serra e deverão receber prendas e peões das entidades tradicionalistas pertencentes à região.

Garibaldi vai sediar o evento em 2019, graças a conquista, em 2018, do título de 1ª prenda Adulta da 11ª R.T. da jovem Janine Custódio Panno. O evento tem como regra, que a entidade da prenda vencedora fique responsável pela realização da próxima edição da Ciranda Cultural de Prendas e do Entrevero Cultural de Peões, em sua fase regional.

De acordo com os organizadores do evento, 37 concorrentes disputam os 18 cargos regionais, nas categorias de prenda mirim e piá; prenda juvenil e guri e prenda e peão Farroupilha. O concurso contempla provas artísticas, culturais, mostra folclórica para prendas, neste ano com o tema a ‘Mulher no Tradicionalismo’ e para as prendas mirins, o tema ‘Resgatando contos, mitos e lendas do Rio Grande do Sul’, além das provas campeiras para os peões.

Bento-gonçalvenses vão estar participando

Além de Garibaldi, outros 23 municípios integram a 11ª Região Tradicionalista. São eles: Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Cotiporã, Dois Lajeados, Fagundes Varela, Guabijú, Guaporé, Montauri, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Paraí, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Valentim do Sul, São Vendelino, Serafina Corrêa, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

Nove bento-gonçalvenses participam, nas modalidades Prenda Mirim e Juvenil, Piá, Guri e Peão Farroupilha. Confira:

Prenda Mirim

  • Thálita Monteiro Varge – CTG Laço Velho
  • Marina Krefta Zanin – CTG Gaudério Serrano
  • Eduarda Brandão Prates – CTG Herdeiros da Bombacha

Prenda Juvenil

  • Laura Stein – CTG Laço Velho
  • Bianca Machado de Boaventura – CTG Gaudério Serrano
  • Júlia Alves Lippert de Almeida – CTG Herdeiros da Bombacha

Piá Farroupilha

  • Rafael Beltran Tumelero – CTG Laço Velho

Guri Farroupilha

  • Kauan de Borba – CTG Herdeiros da Bombacha

Peão Farroupilha

  • Luiz Cassol Ferrigo – CTG Herdeiros da Bombacha

O resultado do concurso será anunciado no dia 29 de junho.

Fotos: Divulgação