A história da Cinex iniciou com muitos propósitos, todos eles fortemente ligados à inovação e, sem dúvida, à emoção. Estas duas palavras estão no DNA da criação da empresa e regem a trajetória do empreendimento que, há 25 anos, está presente em muitos espaços, moldando e transformando os sonhos em realidade. Para comemorar as duas décadas e meia de trajetória, a direção reuniu alguns convidados, em uma celebração na Casa Cinex, no Vale dos Vinhedos, para brindar o sucesso ao longo deste período e os projetos do futuro.

O fundador e presidente da Cinex, César Cini, sempre foi o mais inquieto de uma família de cinco irmãos, querendo experimentar coisas novas. Resolveu apostar e, apaixonado pelo seu trabalho, nunca mediu esforços para concretizar o que almejava. “De uma simples porta de cozinha de alumínio, que nasceu como um pequeno requadro, pois não fornecíamos nem o vidro em 98, hoje continuamos atendendo as melhores marcas moveleiras do Brasil e fazendo portas de alumínio que são verdadeiras joias. E, se não bastasse isso, fomos além. Por meio das 16 lojas Cinex Arch cobrindo todo o território nacional, somos uma referência na produção de portas e esquadrias e revestimentos”, pontua.

Nascido em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, César vem de uma família de moveleiros de origem italiana, com a qual aprendeu o conceito que o guia em todas as suas atitudes: a qualidade sem concessões. Para ele, nada seria possível, no decorrer destes 25 anos, se a empresa não estivesse alicerçada, principalmente, em uma filosofia de trabalho árduo e de profundo respeito aos colegas de trabalho, clientes e fornecedores. “Desde a geração de oportunidades para a equipe se capacitar com cursos, consultorias externas de alto nível, disseminando cultura dentro da empresa, viagens ao exterior até o compartilhamento das experiências no retorno delas. A equipe sempre esteve junto, e se engajou, deu e ainda dá o máximo para sermos os melhores, porque o nosso sucesso é colocar a paixão em tudo o que fazemos, é acreditar e envolver todos na causa de entregar um produto surpreendente”, enfatiza.
Ele agradeceu àqueles que contribuíram e contribuem para o crescimento do empreendimento, principalmente à sua família, que sempre entendeu seu propósito. “Aos nossos colegas de empresa, o muito obrigado, pois, sem a participação de todos, nada disso estaria sendo realizado. Aos nossos fornecedores, podemos dizer que sabemos que somos os mais chatos, mas também os mais exigentes. Somos um cliente pequeno, que traz a demanda do produto do futuro. Obrigado por terem paciência diante das nossas demandas. Um agradecimento especial aos nossos clientes, que são o motivo de estarmos aqui. As fábricas de móveis que acreditaram na porta de alumínio e vidro e que nos permitiram compartilhar toda a nossa criatividade nos projetos de suas novas lojas. Às franquias Arch, que são nossos embaixadores neste imenso Brasil, cheio de oportunidades. Através de vocês, estamos presentes os projetos mais extraordinários da arquitetura brasileira. Aos meus pais, Aldo e Ordália, obrigado por terem me desafiado desde pequeno. Minhas filhas, Maria Antônia e Vittoria, vocês são sentido à minha vida e à Silvia, minha amada e companheira, obrigada pelo apoio de todos vocês”, conta.

E como a busca incessante pela inovação está presente diariamente no DNA da empresa, para o futuro, não seria diferente. “E, agora, qual é o próximo desafio? A Casa Cin Concept! Temos aqui hoje a realização de um sonho, de entregar a casa própria. Da porta de alumínio de 1998 para uma casa completa, a casa do futuro. Projetada pelos italianos Adriano Design, um projeto que está maturando desde 2018 e que fará as primeiras entregas em 2024”, ressalta.

As filhas, Vittoria e Maria Antônia, também prestaram uma homenagem ao pai. “São 25 anos da nossa irmã mais velha, que divide conosco a atenção, as preocupações e o carinho do nosso pai. A Cinex não é apenas o trabalho do pai, ela é uma conquista dele, um sonho realizado e que nos traz muito orgulho. É um privilégio poder ver a tua trajetória bem de pertinho. Acompanhar essa jornada nos trouxe e nos traz muitos aprendizados. Sentimos contigo as dificuldades do dia a dia, os desafios e somos testemunhas máximas da resiliência da dedicação e do sucesso que vocês alcançam ano após ano”, destaca Vittoria.

O prefeito, Diogo Segabinazzi Siqueira, falou sobre a alegria de ter um empreendimento deste porte em Bento Gonçalves. “Certa vez, em uma visita realizada à empresa, logo que me tornei prefeito, pude perceber o orgulho que cada um tinha, desde os colaboradores da produção até os do laboratório de inovação. Esse orgulho gigantesco também aflora quando vemos que um produto de Bento Gonçalves está sendo vendido para o mundo inteiro. A força da Cinex, com toda a expertise de seu início, é um exemplo que podemos colocar em Bento Gonçalves e que posso falar com orgulho em qualquer lugar que vou. Parabéns pelos 25 anos e por ser esse exemplo. Vida longa à nossa Cinex”, celebra.

O reitor do Santuário de Caravaggio, padre Ricardo Fontana, foi o responsável por abençoar a trajetória de 25 anos da empresa. “Abençoar significa desejar todo o bem. Por isso, quero destacar, aqui, os dois elementos da Cinex: o alumínio e o vidro. O primeiro revela a leveza e o segundo a transparência. O César sempre levou isso para sua vida, expressando em seu olhar a transparência e, a leveza, no relacionamento com as pessoas e nas virtudes que possui”, conclui.

Fotos: Daniela Radavelli Fotografia / Divulgação