Debate apontou caminhos para tornar a cidade mais humana – Fotos: Reprodução

Como as novas tecnologias atuam nos grandes centros e de que maneira elas influenciam a gestão urbana são algumas das questões que compõem a programação da 4ª Semana do Empreendedorismo de Bento Gonçalves que iniciou na segunda-feira, 8 de agosto, na Fundação Casa das Artes. O tema Cidades Digitais, Humanas, Inteligentes e Sustentáveis foi debatido por especialistas nas áreas de comunicação e tecnologia. Durante o encontro, os profissionais foram unânimes ao afirmar que não bastam investimentos tecnológicos para tornar uma cidade inteligente. É preciso conhecer os problemas da população e criar alternativas para solucioná-los.

Para o palestrante da noite, o professor da Faculdade de Informática da PUCRS, Fabiano Hessel, antes de tudo é necessário saber diferenciar os conceitos de cidades digitais e inteligentes. “Chamamos de cidade digital, aquilo que antes era feito em papel e agora é realizado através de softwares. Já, as consideradas inteligentes não são aquelas menos tecnológicas, mas sim, onde o cidadão se sente melhor. É preciso olhar para os problemas da população e criar soluções em conjunto com a comunidade. Precisamos criar cidades humanas”, pontua.

O professor afirma que Bento deve avançar com planejamento, para que a cidade seja mais atraente para a população. “Não basta o Poder Público ter a vontade ou eleger determinados setores se isso não impactar positivamente na vida do povo. A participação popular é extremamente importante para transformar a cidade. Bento Gonçalves pode ser mais inteligente, na medida da felicidade das pessoas que nela vivem”, enfatiza.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Pasin, o município começa a caminhar no processo de instalação de plataformas que projetem o status de cidade inteligente. “Com o tempo, poderemos ter câmeras monitorando o trânsito, sensores que detectam as condições de tráfego e reprogramam os semáforos sempre que necessário, iluminação pública que informe problemas na distribuição de energia, entre outros. Trabalhamos para oferecer, num futuro próximo, alternativas para alavancar o desenvolvimento”, explica.

Evento contou com a presença da ex-governadora e atual deputada federal, Yeda Crusius – Foto: Reprodução

O prefeito Guilherme Pasin, destacou o espírito empreendedor da comunidade bento-gonçalvense e espera que o evento estimule os jovens a investirem na cidade. “Temos essa expectativa em fazer com que a juventude tenha a consciência de que o empreendedorismo, a geração de emprego, a transferência de riquezas seja uma constante em nossa sociedade”, salienta.

Pasin afirma que os investimentos em infraestrutura realizados em Bento Gonçalves deverão continuar neste segundo mandato. “Hoje, a cidade é vocacionada para a tecnologia da informação. Precisamos unir os esforços, sejam eles, do Poder Público, iniciativa privada e do terceiro setor para consolidar esse sistema de interrelações entre os entes da nossa sociedade”, afirma.

A programação da 4ª Semana do Empreendedorismo segue até sexta-feira, 11. Paralelo as atividades, ocorre o 1° Congresso Gaúcho de Cidades Digitais na quinta e sexta-feira, evento que deve reunir prefeitos, vereadores e gestores de 100 municípios a fim de tratar inovação e modernização das administrações.