Bento Gonçalves se desenvolveu muito desde sua fundação. Um dos bairros mais procurados pelos turistas, quando chegam na capital do vinho, é a Cidade Alta. Por si, a localidade tem diversos atraentes. O lugar está localizado há cerca de três quilômetros ao sul do centro.

Praças com muita arborização, restaurantes, academias, hotéis são alguns tipos de comércios que podem ser encontrados na região. Mas o espaço é conhecido por outros detalhes que foram muito importantes para a evolução de colônia para se tornar cidade.

Dentre tantos ícones que fizeram o bairro ser o que ele é hoje, podemos encontrar o Pórtico em formato de Pipa (principal monumento da cidade), a Estação de Trem de Bento Gonçalves – conhecida como Maria Fumaça -, a Vinícula Aurora, o Clube Ipiranga, a Igreja Cristo Rei, entre outros.

O comerciante de um supermercado local, Ari Menegon, salienta que o bairro é muito bom de morar. Ele relata como é viver ali. “O bairro é tranquilo, temos muitos lugares para dar uma caminhada. Tem a praça para passear e ouvir os cantos dos pássaros pela manhã”, diz.

Itacyr Giacomello é morador desde que nasceu. Ele ressalta alguns itens foram primordiais para o desenvolvimento. O residente recorda como era o bairro na infância. “Praticamente a minha juventude foi alinhada com meus amigos e com a Cidade Alta. O bairro sempre foi um cartão de visita para mim, para meus conhecidos e, é claro, para a cidade”, lembra.

Giacomello está envolvido com o desenvolvimento e com o progresso do lugar. Ele foi secretário da Paróquia Cristo Rei e, além de membro, foi presidente do clube Ipiranga em duas oportunidades. A vida levou-o para diversas alternativas que agora, com 85 anos, acredita que tem a colaborar ainda por si e pela comunidade local.

O homem dá um recado para a sociedade. “Eu sempre digo uma coisa. O importante é semear. E para depois colher, você tem os frutos da qual você faz parte de um conjunto de benefícios do que a gente sempre procurou fazer. E isso vem em prol de todos. Essa é a minha filosofia de vida”, aconselha.

A moradora, Melissa Tomedio, analisa o que aconteceu com o local em 11 anos que reside ali. “Muita coisa mudou. Vejo que têm bastante obras e está crescendo muitos prédios, até porque a população cresceu muito”, relata.

Ela acredita que faltam alguns pontos importantes no local, principalmente em questão da saúde. “Não temos postinho de saúde aqui e então é preciso ir para outro bairro”, sintetiza.

Por outro lado, a residente Maria de Lourdes Parisotto mora há 41 anos na localidade. Ela lembra como era o lugar. “O que eu vi que mudou aqui no bairro foi que as crianças eram pequenas podiam brincar na rua e tinha pouco movimento. Agora não dá mais. Têm muitos carros passando e isso incomoda um pouco”, recorda.

Contudo, ela diz que falta um pouco de higiene em algumas ruas e, às vezes, os moradores que fazem esses serviços. Maria de Lourdes acredita que a companhia responsável podia estar mais presente. “O que a gente precisaria, na verdade seria com a prefeitura, é um pouco de limpeza nas ruas. Então, geralmente a gente que faz esses serviços de limpeza das calçadas“, conclui.

Clube Ipiranga

A associação está na localidade desde o dia 1º de janeiro de 1940. O clube tem como infraestrutura de cerca de 5 mil m². Através dos anos, as diretorias tiveram como objetivo criar alternativas para a comunidade realizar atividades de lazer. A secretária executiva da entidade, Teresinha A. Toffori, conta como estão as ações nos dias de hoje. “Temos diversos serviços para a sociedade. Realizamos eventos sociais no salão de festas. Possuímos espaços como churrascaria, escola de dança, academia, salão de festas terceirizadas. Além disso, temos as piscinas para natação, hidroginástica e treinos livres”, ressalta.

Vinícola Aurora

A história da Aurora começou no ano de 1931. Fundada por 16 famílias que usavam a terra local para a sustentar os filhos e familiares. É claro que muitas mudanças aconteceram na região. A cidade cresceu. A população evoluiu com o tempo. Comércios começaram a aparecer e a Vinícola precisou se reinventar várias vezes para manter a qualidade. Na década de 50, as exportações dos produtos começaram a expandir. Em 60, a instituição compra uma empresa chamada A Brasileira. Duas décadas e meia depois, a Aurora lança uma nova linha de elaboração de vinhos. Em 2000, a Cooperativa se torna uma das líderes de mercado e ganha prêmios nacionais e internacionais. São algumas das conquistas da empresa até os dias atuais.

92 anos depois, a Aurora está em evolução diariamente e pretende realizar diversas ações para melhorar os produtos comercializados como sucos, vinhos e outros coligados à uva. O objetivo é surpreender os clientes com o sabor, o aroma e cheiros para continuar com a qualidade de altíssimo nível.

Igreja Cristo Rei

A principal igreja da cidade, denominada Cristo Rei, está desde o dia 9 de janeiro de 1949 no local e foi fundada pelo bispo Dom José Barea. A construção do monumento Cristo Rei aconteceu em 05 de setembro de 1949 e sua inauguração em 14 de novembro de 1954. A igreja foi edificada em estilo gótico moderno, com projeto do arquiteto Bernardo Sartori (Guaporé) e responsabilidade técnica do engenheiro Heitor Mazzini (Garibaldi). Atualmente, a Paróquia conta com 24 comunidades e o primeiro Pároco foi Pe. Rui Lorenzi. Em 74 anos de vida, a Igreja já consolidou sete padres. O Pe. Cristian Fabiani foi último ordenado em maio de 2023. O devoto é o septuagésimo padre da cidade de Bento Gonçalves.

De acordo com o Pe. Pedro Carissimi, a comunidade está envolvida com a paróquia em constante crescimento em relação de evangelização, à fé, espírito comunitário, integração e solidariedade. Em relação às festividades, os eventos são desenvolvidos durante o ano, com muito planejamento.

Carissimi alerta sobre a edição deste ano. “A festa de Cristo Rei tem uma programação mais extensa e intensa. Para isto, junto com os festeiros tem também os festeiros jovens. É feita a visita a todas as Comunidades, entidades e Paróquias da cidade. Envolve uma grande participação dos fiéis. Neste ano, a 77ª Festa de Cristo Rei será no dia 19 de novembro. Com Novena preparatória e Tríduo. O almoço festivo será na Comunidade Nossa Senhora das Graças, 8 da Graciema. Desde março, os festeiros juntamente com os festeiros jovens e os padres vem trabalhando nos preparativos e nos diversos eventos que envolvem a festividade. O lançamento oficial da festa será no sábado dia 29 de julho. Com missa, às 18h, na Igreja Matriz e Jantar dançante no Salão da Comunidade Santa Helena”, finaliza.

Fotos: Matheus Oliveira