A meteorologia informou que a chegada de um ciclone extratropical deve provocar a formação de temporais em várias cidades da Serra Gaúcha nesta quinta-feira, 25. As previsões são de chuva, acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas. Há também a possibilidade de queda de granizo em algumas partes da região. A situação deve prosseguir na sexta-feira, 26, com intensificação do vento. O ciclone se formou no Uruguai e vem em direção sobre o Rio Grande do Sul.

Apesar da previsão de temporal, a quinta-feira segue abafada na região. Em Bento Gonçalves, os termômetros já passam de 30ºC nesta tarde, provocando sensação de abafamento. A chegada da chuva está prevista, segundo a meteorologia, para as próximas horas, antes da noite. A meteorologia prevê para a Capital do Vinho a possibilidade de temporais e ventos que podem alcançar 70 quilômetros por hora.

A expectativa é de que o volume de chuvas em Bento Gonçalves não seja tão significativo, cerca de 15 milímetros nesta quinta e 20 milímetros na sexta-feira. No entanto, a intensidade que o fenômeno deve ocorrer é o que pode causar algum estrago.

Na manhã dessa quinta, os temporais estão localizados na fronteira do oeste gaúcha e se aproximam da Serra durante a tarde. Antes da chegada dos temporais, a temperatura pode chegar aos 30ºC, por causa do calor pré-frontal. 

As temperaturas também devem cair, já que uma nova massa de ar frio, aliada a uma frente fria, derruba os termômetros amanhã e também no sábado, 27. No domingo, 28, ainda há possibilidade de pancadas de chuva, porém, em menor quantidade. A instabilidade retorna na segunda-feira, 29, em razão de um novo ciclone extratropical que vem em direção ao Rio Grande do Sul. A expectativa é de que as precipitações na região sejam passageiras e na terça-feira, 30, o tempo volte a ficar firme.