Profissionais que buscam alternativas de qualificação para melhor conduzir suas empresas pelos desafios de um mercado cada vez mais competitivo encontram no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves um importante aliado. Engajada nesse compromisso ao lado de seus associados, a entidade está concluindo mais duas turmas participantes de cursos de qualificação neste mês.

A primeira delas acompanhou um circuito de explanações com o tema ‘Atendimento ao Cliente’ entre os dias 17 e 20 de outubro, ministrado pela administradora de empresas Roberta Oselame. Em pauta, a busca por novas ferramentas para aplicar no mercado de trabalho ressaltou a importância da construção de relacionamentos. O desenvolvimento de competências, a fim de identificar os aspectos que contribuem para a satisfação do cliente, a promoção da reflexão crítica sobre o atendimento e o planejamento de ações que garantam a satisfação e fidelização dos parceiros também foram tratados durante os encontros.

Um dos destaques dessa edição foi a metodologia participativa adotada pela instrutora, favorecendo a interação e troca de informações. “O curso foi bem esclarecedor, com um sistema muito interessante. Estávamos acostumados a ter um professor falando, a gente anotando o que achava conveniente. Este foi diferente: um debate todos os dias, com a possibilidade de discutir ideias e a apresentação de diferentes realidades enfrentadas no dia a dia”, conta o participante Jonas Käfer, que trabalha como diretor comercial. A oportunidade de conhecer o funcionamento de outras empresas por meio da capacitação foi um dos pontos altos da programação. “Esse diálogo que a gente teve, a troca de conhecimentos foi bem importante”, diz Daniela de Castro, que trabalha como encarregada de internação do hospital da cidade.

Aplicabilidade

Outra oportunidade de qualificação oferecida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) neste mês foi o curso ‘Pesquisa na Prática’, mostrando a importância da utilização da pesquisa aos processos de satisfação de clientes e do clima organizacional. Ministrada pelo professor da Universidade de Caxias do Sul e Doutor em Administração, Fabiano Larentis, a capacitação encerrou no dia 27 de outubro. “Gostei muito de conhecer as ferramentas de informação disponíveis na rede e que podem ser acessadas a qualquer momento, afirma a analista em pesquisa e acadêmica do curso de Administração, Núbia Poncio.

Quem também participou do curso foi a vendedora Rose Grassi. Ela, que pretende abrir uma empresa futuramente, percebe o uso prático do conteúdo do curso. Para conhecer a agenda de cursos do CIC-BG, contate pelo fone 54.2105.1999.