Na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 21, na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, o presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, Rogério Capoani e a Integrante do Comitê Técnico Regional da Serra, Marijane Paese, que também é a vice-presidente do CIC, apresentaram os resultados da iniciativa do Consultório Unidos Por Bento.

O movimento objetiva apoiar a comunidade bento-gonçalvense na luta contra a covid-19,por meio de um monitoramento estatístico e acompanhamento de trabalhadores desde o primeiro dia em que apresentem sintomas gripais.

O consultório é composto por nove médicos que atuam no tratamento imediato do paciente com sintoma gripal e realizam o acompanhamento desde o período inicial de isolamento de quatro dias até a realização do teste, e posterior isolamento partir do teste positivo para a Covid-19, posteriormente encaminhando o paciente em questão para imediato tratamento. O consultório realiza também o acompanhamento familiar dos trabalhadores infectados.

Os dados apresentados na sessão ordinária mostram que dos mais de 150 atendimentos realizados desde o começo do projeto, ainda em abril, 99% dos pacientes atendidos no consultório desde os primeiros sintomas gripais e que foram infectados pela Covid-19, não necessitaram de hospitalização e não apresentaram situação de agravamento significativo dos sintomas. “O objetivo maior é reduzir o índice de hospitalização e assim evitar maiores restrições econômicas. Pedimos uma maior adesão da população e também das empresas ao consultório Unidos por Bento”, afirma Paese.  O presidente do CIC, Rogério Capoani, também ressaltou a eficácia do projeto até então para possibilitar uma operação das empresas dentro de um controle rigoroso da saúde de todos: “Nossa entidade preza pelo funcionamento das atividades econômicas, aliado com a saúde das pessoas. Os números apresentados são relevantes e comprovam a eficácia do método aplicado. Evitando ao máximo a internação hospitalar, nossa parte está sendo feita e estimamos que a comprovação dos resultados possa servir como impulso e ampliação do programa em parceria com o poder público local”, afirma.

Trabalhadores ou mesmo empresas que queiram monitorar a saúde de seus funcionários com quadros gripais  podem agendar o atendimento no consultório através do telefone (54) 9.99908-4362.

O presidente da casa legislativa, Rafael Pasqualotto (PP), agradeceu a presença das lideranças e ressaltou a importância da demonstração de resultados: “Agradecemos primeiramente pela iniciativa, pois o projeto conseguiu com eficácia através de dados, contribuir com ações efetivas para que as atividades econômicas não sejam sessadas”, destaca.

Dois projetos aprovados

Também na sessão desta segunda-feira, foram aprovados por unaninimidade de votos dois projetos de lei.

O 1° deles, de autoria do Poder Executivo, é o PLO n°47 de 2021, que autoriza o município a doar para a Associação de Moradores da Linha Alcântara, redes hidráulicas de abastecimento de água no distrito de Faria Lemos.

Segundo o secretário de agricultura, Volnei Cristoffoli, a aprovação do projeto possibilita aos moradores da região um acesso a água de maior qualidade: “É necessário encaminhar para votação, porque a concessão da água em Bento é da Corsan e a prefeitura está dando uma oportunidade para as comunidades administrarem sua própria rede de água, para terem uma água de qualidade com todo cuidado das famílias”, explica.

Já o outra matéria da Ordem do Dia é o requerimento n°13 de 2021, de autoria de todos os vereadores da casa, que solicitam a criação de uma Comissão Especial para apresentação de proposta de alteração da Lei Orgânica no município, que dispõe sobre concessões, autarquias e secretarias do poder executivo.

Foto: Gabriel Pfeifer