O boletim meteorológico divulgado pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura destaca que a umidade trazida pelos ventos do quadrante norte e mais o calor intenso podem favorecer a ocorrência de pancadas de chuva entre a tarde e noite de quarta-feira, 30, no Rio Grande do Sul.

A chuva é isolada e pode vir com trovoadas e ventos, em especial na parte sul e leste e em menor condição nas demais regiões.

Na quinta-feira, 31, uma frente fria traz instabilidade e a chuva estará no sul gaúcho pela manhã. Podem ocorrer trovoadas. Ao longo do dia, com o avanço do sistema frontal, as pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas e ventos em forma de rajadas se concentram na metade leste, enquanto que no restante do estado a chuva deve ser isolada entre o final do dia e a noite.

Na sexta-feira, 1º de fevereiro, a frente fria mantém a chuva em todo o estado, com risco de ser mais forte no sul. Nas demais áreas também há previsão de chuva ao longo do dia em forma de pancadas e com risco para temporais.

No sábado, 2 de fevereiro, a chuva diminui no sul, mas se mantém persistente na metade norte. As temperaturas começam a baixar.

Fonte: Ascom Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura