Os fortes ventos e a chuva que afetaram grande parte do Estado nas últimas horas, devem permanecer na noite deste sábado, 12, e do domingo de Dia dos Pais. Segundo o MetSul no sábado, chuva desde cedo no Oeste e no Sul, alcançando a maioria das regiões até o fim do dia. Chuva forte e temporais em pontos isolados. Ventoso. No domingo, chuva generalizada no território gaúcho com altos volumes em diversas regiões com risco ainda de temporais localizados com vento forte.

Recuo do Guaiba em Porto Alegre

Foto: Divulgação MetSul

Assim como ocorreu em Punta del Este, no Uruguai, o forte vento provocou um forte recuo do Lago Guaiba na margem de Porto Alegre. O nível na quinta que era de 0,82 metro no Cais Mauá despencou em 36 horas para 0,24 metro na manhã deste sábado com marca extremamente baixa semelhante à observada na grande seca do verão de 2005.

Punta Del Este. Foto: Divulgação

O nível excepcionalmente baixo decorre da atuação do vento Nordeste (quadrante Norte) a Leste e do período de pouca chuva nos últimos 60 dias. O inverno é pela climatologia histórica o período mais chuvoso do ano na cidade. O nível normal histórico do Guaiba em agosto é de 0,97 metro.

Com a virada do vento para Oeste e Sul, o nível voltará a subir e muitas das áreas de margem com areia nesta manhã voltarão a ter as águas do lago.