A chuva retorna ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, 18. De acordo com a meteorologia, a previsão é de que sejam registrados volumes considerados significativos, podendo ocasionar transtornos em regiões ribeirinhas. Em decorrência da situação, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de chuva e vento fortes e possível queda de granizo, com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.

Entre as regiões afetadas pela situação estão a Metropolitana, Noroeste, Sudoeste, Nordeste e parte do centro do Estado.

Em Bento Gonçalves, o dia começou com céu ensolarado e a presença de nuvens. As temperaturas nas primeiras horas ainda eram amenas, mas tendem a aumentar durante a manhã e início da tarde. Conforme a previsão, os termômetros na Capital Nacional do Vinho devem ficar entre 19ºC e 31ºC. A expectativa é de que chova cerca de 10 milímetros ao longo do dia.

Na terça-feira, 19, pouca coisa muda na região. O sol aparece em meio às nuvens, com temperaturas semelhantes as registradas hoje. A chuva também deve ocorrer, porém, de forma fraca.