A instabilidade deve retornar ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 22, já que uma área de baixa pressão atmosférica se forma no Litoral do Estado. Em decorrência disso, há possiblidade de chuva em todas as regiões. Em algumas delas, não está descartada a formação de tempestades. Por isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu alerta laranja, válido até às 15h de hoje, para o risco de tempestades.

As previsões indicam que em algumas cidades chova até 50 milímetros, como é o caso do Vale do Taquari, afetado severamente nos últimos dias. Conforme o Inmet, caso se confirmem os prognósticos, há possibilidade de ventos de até 100 km/h e queda de granizo em alguns pontos. Além disso, não está descartada a queda de energia elétrica e novos deslizamentos de terra.

Em Bento Gonçalves, o dia começou com muitas nuvens, mas pouco depois, o sol chegou a aparecer. Com o tempo abafado, as temperaturas tendem a fiar elevadas ao longo da quarta-feira na cidade. De acordo com a meteorologia, os termômetros devem ficar entre 17ºC e 28ºC.

Na quinta-feira, 23, a situação pouco muda e a instabilidade permanece em todo o Rio Grande do Sul. Em algumas regiões, a chuva deve ser de intensidade moderada. Não há previsão para novos temporais. Em outras partes do Estado, o dia será de tempo encoberto. Em alguns momentos, o sol pode aparecer.