A chuva deve retornar ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. O aumento da nebulosidade ainda no início da manhã deve provocar precipitações na maior parte das regiões. O sol chega a aparecer, porém, deve ser encoberto pelo aumento das nuvens ao passar o dia. A presença de uma área de baixa pressão também deve ajudar na formação de nuvens carregadas. Em algumas regiões não está descartada a possibilidade de chuvas e ventos fortes, com riscos de alagamentos em algumas localidades.

Em Bento Gonçalves, o dia começou sem chuva, mas com muitas nuvens. A previsão é de que haja sol em alguns momentos, mas com o avanço da nebulosidade, a chuva deve chegar ainda na primeira parte do dia. As temperaturas seguem parecidas com as registradas no domingo, 25. As mínimas ficam em 20ºC e as máximas em 28ºC.

Conforme a Metsul Metorologia, o alerta é para a sequência de dias com elevados volumes de chuva na região Sul do País. A chuva pode ser volumosa em diferentes pontos e alguns temporais podem ser fortes. Não se trata de episódio de um dia de instabilidade, mas um período mais prolongado com a atmosfera muito instável que proporcionará condições propícias para temporais localizados e ocorrências isoladas de chuva intensa com elevados acumulados em curto período.

Segundo a Metsul, pode haver locais no Rio Grande do Sul que vão terminar esta semana com não mais de 20 mm, porém haverá pontos do estado com marcas tão altas quanto 100 mm a 150 mm ou mais. Neste locais em que a chuva vier a ser mais intensa há risco de alagamentos e inundações repentinas, mas não se antecipa cheias em grande bacias.