A chuva intensa deve seguir ao longo desta segunda-feira, 13, em todo o Rio Grande do Sul. Para hoje, são esperados cerca de 110 milímetros em diversas regiões, como é o caso do Centro, Vales, Serra e Metropolitana. Um alerta vermelho foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alertando para a situação de grande perigo em diferentes áreas do Estado.

Para hoje, de acordo com a meteorologia, o dia será marcado pela chuva forte, acompanhadas de rajadas de vento. A situação é decorrente de uma massa de ar quente que acaba atingindo boa parte do território gaúcho, de modo especial, no Centro-Oeste e no Sudeste, provocando muita chuva.

Ainda, segundo a MetSul Meteorologia, para esta semana, a situação é de alerta, já que devem ser esperados temporais isolados de vento e granizo. A chuva excessiva pode trazer inundações e cheias de rios com enchentes. É alto o risco também de quedas de barreiras e deslizamentos. No decorrer da semana, a chuva mais volumosa migra mais para Norte e atinge principalmente o Norte gaúcho e o estado de Santa Catarina, além do Sudoeste do Paraná.

Em Bento Gonçalves, a segunda-feira iniciou com tempo chuvoso e temperaturas amenas. Ainda há sensação de abafamento na cidade e as temperaturas devem ficar entre 20ºC e 27ºC.

Para a terça-feira, 14, a frente fria que também está pelo Rio Grande do Sul começa a se afastar. No entanto, a instabilidade permanece ainda nos próximos dias, com previsão de bastante chuva. Apenas na quarta-feira, 15, é que o sol pode voltar a aparecer no Estado, porém, e forma tímida, já que a nebulosidade ainda deve predominar.