A Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) informa que uma frente fria e novas áreas de instabilidade devem atingir o Rio Grande do Sul nos próximos dias. Conforme o boletim meteorológico divulgado nesta quinta-feira, 23, um sistema de baixa pressão ingressa no estado pela madrugada, trazendo temporais que se estendem ao longo da sexta-feira, 24.

Segundo o relatório da Sala, as chuvas vêm acompanhadas de rajadas de vento e fortes trovoadas, especialmente nas regiões Centro-Sul e Extremo-Sul do RS. O meteorologista da Sala de Situação, Fernando Lopes, alerta que nas áreas da Fronteira e da Campanha, as precipitações devem vir com mais força.

Há grandes chances de granizo em regiões isoladas. Por conta do tempo fechado, as temperaturas não irão oscilar muito. No final de semana, é preciso se preparar para a chegada do frio intenso. Uma massa de ar polar começa a se formar no Uruguai e deve se deslocar pelo Rio Grande do Sul, deixando a temperatura baixa nos dois dias.

Durante o sábado, 25, o tempo deve permanecer seco, exceto na faixa leste do estado, onde ainda há risco de instabilidades. No domingo, 26, o dia amanhece com geadas em boa parte do território, mas o sol predomina ao longo da tarde.

RS tem alerta para rajadas de vento e chuvas em volume médio

A Defesa Civil do Estado divulga  alerta de vendaval entre a madrugada desta sexta-feira, 24 e a de sábado, 25. A previsão é de que ocorram ventos com rajadas de até 80 quilômetros/ hora em todo o estado, com exceção da faixa de fronteira com o Uruguai até a divisão entre os municípios de Itaqui e Rio Grande. Em todo o estado haverá ainda chuva de volume médio. O nível de severidade é calculado pela Defesa Civil como ‘perigo potencial’.

Fonte: Ascom Defesa Civil e Secretaria de Comunicação