A instabilidade não dá trégua e deve seguir no Rio Grande do Sul até sexta-feira, 17. A situação acende o alerta, já que o nível dos rios voltou a subir com as últimas chuvas. Um alerta foi emitido pela Defesa Civil do Estado sobre a possibilidade de chuva intensa, acompanhada de temporais. Com isso, órgãos municipais seguem em monitoramento para possíveis ações de remoções de famílias em áreas ribeirinhas.

Nesta terça-feira, 14, a meteorologia prevê que a chuva persista de forma intensa, podendo chegar aos 100 milímetros em municípios de diversas regiões, como é o caso da Serra. De acordo com a MetSul meteorologia, para se ter ideia, a chuva em 72 horas, até o começo da noite de segunda, alcançou no estado gaúcho marcas de 185 mm em Caçapava do Sul, 167 mm em Bagé, 159 mm em Alto Feliz, 153 mm em Porto Alegre, 152 mm em Rio Pardo, 151 mm em Cachoeira do Sul, 149 mm em Dom Pedrito, 148 mm em Viamão, e 143 mm em Canoas.

Na região, os maiores volumes foram em Serafina Corrêa, 107 mm em Caxias do Sul e 106 mm em São Francisco de Paula.

Em Bento Gonçalves, 14, a terça-feira, será de tempo chuvoso, com intervalos de nebulosidade e pancadas de chuva de intensidade moderada a forte. As temperaturas na Capital do Vinho devem ficar entre 18ºC e 24ºC. São esperados para hoje cerca de 50 milímetros de precipitações.

Para o feriado de quarta-feira, 15, o alerta segue para a chuva, que não deve dar trégua. No entanto, a intensidade dos volumes pluviométricos deve diminuir.

Conforme a MetSul Meteorologia, a chuva até o final desta semana pode somar entre 150 mm e 300 mm em muitas cidades entre a Metade Norte do Rio Grande do Sul, em particular perto da divisa estadual, em Santa Catarina e pontos do Sul e do Sudoeste do Paraná.

Em Bento Gonçalves, o feriado da Proclamação da República será de temperaturas variando entre 18ºC e 27ºC.