A instabilidade retorna à região nesta sexta-feira, 28. Com a chegada de uma frente fria, aliada a umidade atmosférica e a presença de um sistema de baixa pressão que está no Paraguai, a possibilidade de temporais a qualquer hora do dia não está descartada em todo o Rio Grande do Sul. A previsão para hoje é de volumes expressivos de chuva que podem chegar a metade das previsões para o mês inteiro.

Nesta sexta, ainda há possibilidade de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento que podem chegar até 100 km/h, em diferentes regiões do Estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu alerta, ressaltando ainda possíveis transtornos como a falta de energia elétrica, queda de árvores, além de alagamentos e estragos em plantações.

Em Bento Gonçalves, o dia começou com predomínio do sol e temperaturas mais altas do que as registradas nos últimos dias. Na Capital do Vinho, as temperaturas deverão ficar entre 11ºC e 24ºC. A expectativa é de que a chuva acumulada desta sexta-feira, 28, chegue próxima aos 24 milímetros.

No sábado, 29, a chuva vai embora e o tempo firme volta a predominar em todo o Rio Grande do Sul. O céu fica com poucas nuvens e a frente fria começa a se afastar.