Após longos dias de instabilidade, a semana começa com sem chuva em todo o Rio Grande do Sul. A previsão para esta segunda-feira, 9 de outubro, é de tempo firme e seco na maior parte do Estado. Ainda há possibilidade de garoa leve em alguns pontos da Serra Gaúcha, porém, a situação melhora ao longo do dia.

Em Bento Gonçalves, o dia começou com céu nublado e temperaturas baixas. Durante a segunda-feira, o cenário deve melhorar com o surgimento do sol em meio às nuvens. Para a Capital do Vinho, a previsão é de que as temperaturas fiquem entre 12ºC e 21ºC.

Na terça-feira, 10, o tempo permanece firme em todo o Estado. Além disso, a previsão do tempo aponta para aumento significativo das temperaturas na maior parte das regiões. Isso ocorre, segundo a meteorologia, em razão de um efeito pré-frontal, que impede a formação de nuvens de chuva, mantendo o abafamento.

Na quarta-feira, 11, o calor segue, porém, a situação começa a mudar, já que um cavado meteorológico, combinado com a circulação de ventos e o avanço de um nova frente fria provocam chuva em todo o Rio Grande do Sul.

A previsão é de que a véspera de feriado seja de precipitações fortes, com possibilidade de temporais. A chuva deve ser volumosa, principalmente na região noroeste do Estado. Nas demais, o dia deve ser intercalo com períodos de nebulosidade.