A passagem de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul no começo desta semana vai deixar o tempo instável e com previsão para chuvas generalizadas em grande parte do estado entre segunda, 30 e quarta-feira, 2 de maio. As chuvas vão atrapalhar o andamento da colheita do arroz e da soja. A informação é do Instituto Climatempo, em boletim semanal produzido para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Não há indicativo de que o tempo mais chuvoso possa trazer algum prejuízo aos produtores, apenas vai inviabilizar a colheita. Por outro lado, as chuvas vão elevar os níveis de umidade do solo, garantindo boas condições ao preparo do solo, bem como ao desenvolvimento das pastagens de inverno. De um modo geral, as condições ao longo da semana se manterão tranquilas, mesmo com a previsão de chuvas generalizadas.

Com relação às temperaturas, após a passagem da frente fria, as temperaturas devem cair um pouco no RS, mas não há indicativo de que venham a ocorrer formações de geadas ou qualquer outro tipo de prejuízo por conta de temperaturas baixas.

Em Bento Gonçalves, a previsão para esta segunda-feira, é de sol com muitas nuvens, com pancadas de chuva à tarde e à noite. As temperaturas ficam entre 15 e 29 graus. Para o feriado, 1º de maio, a previsão é de sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde. Muitas nuvens à noite, sem chuva. As temperaturas na Capital do Vinho devem ficar entre 15º e 26º.

Foto: Arte/Climatempo

Fonte: Ascom Irga, com informações do Instituto Climatempo