O que você vai comer em 2050? Esse será o tema do Jantar do Futuro 2050 promovido pelo Senac-RS em parceria com a Cozinhe.me e AnLab. O evento será realizado na próxima terça-feira, dia 10 de setembro, a partir das 20h, em um local secreto localizado em Porto Alegre. O menu terá assinatura de chefs de peso, como Mamadou Sène, da Faculdade Senac Porto Alegre, Daniel Menezes, do DMZ Cozinha Criativa, Rogério Luce, do Basílic Gastronomia, e Vico Crocco, do Crocco Studio Design.  O chef de Gastronomia do Senac Bento Gonçalves, Lucindo Júnior, também estará em Porto Alegre especialmente para integrar a equipe de preparo dos pratos. Lucindo Júnior é formado em Gastronomia com pós-graduação em Panificação e Confeitaria, além de ter inúmeros cursos na área. Além de docente do Senac, é proprietário do Lucindo Júnior Café e Doceria.

O jantar sensorial irá trazer uma experiência única aos participantes com um cardápio futurístico, inusitado e saboroso, dentro de três possíveis cenários futuros. O primeiro cenário é o do Slow & Farm to Table e Hiperlocalismo, com consumo direto de produtos locais. Já uma segunda realidade é a do Food Hacking. Neste cenário, os chefs serão desafiados a hackear os alimentos e reproduzir uma receita compatível com o futuro. Por fim, quais alimentos você levaria se tivesse que partir para outro planeta? Nesse cenário apocalíptico, estamos fugindo para Marte, pois não sobrou outra alternativa. Neste desafio, os chefs terão a chance de escolher apenas três ingredientes oriundos do planeta Terra para preparar uma refeição.

Por que 2050?

A previsão é de que, em 2050, a população mundial chegue a 9,6 bilhões, segundo a ONU. Diante desse aumento, o “Relatório de Recursos Mundiais”, produzido pelo World Resources Institute em parceria com Banco Mundial e ONU Meio Ambiente, aponta que a forma que nos alimentamos hoje é insustentável, não sendo possível mantê-la até o ano de 2050.  Por isso, é mais do que necessário repensar o futuro da alimentação, com uma mudança significativa na produção dos alimentos e nos padrões de consumo.

Sobre a Fecomércio-RS

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,6 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo http://www.fecomercio-rs.org.br/.

Fonte: Assessoria de Imprensa Senac
Foto: Divulgação